Jogos digitais educacionais para o desenvolvimento da leitura e da escrita
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i1.13179Palabras clave:
Jogos digitais adicionais, Educação Infantil, Leitura e escritaResumen
Os jogos digitais educacionais têm se tornado uma importante ferramenta de aprendizagem em muitas escolas devido à forte atração que eles provocam em crianças e adolescentes. Sendo assim, no presente trabalho, objetivamos verificar como os jogos digitais educacionais contribuem para o processo de desenvolvimento de leitura e escrita com crianças da Educação Infantil. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de alguns autores que abordam as temáticas, tais como Ferreiro (1995), Ferreiro e Teberosky (1999), Coelho (2000), Zeferino e Pires (2015), Ribeiro e Coscarelli (2009) e Prensky (2012). Esta pesquisa, de cunho qualitativa, ocorreu a partir da aplicação de um jogo digital com uma criança que se encontra na fase dos cinco anos. Utilizamos como instrumento o jogo digital Pato Pateta, que foi construído no projeto de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, Práticas Escolares para o Desenvolvimento do Letramento Digital – PREDLED. Os resultados demonstraram que os jogos digitais educacionais fazem parte de um grupo poderoso de atividades que conseguem atrair a atenção dos alunos e os auxiliam durante o processo de aquisição da leitura e da escrita. Sendo assim, consideramos que avaliar jogos digitais disponíveis em repositório contribui para auxiliar os professores na seleção dessa ferramenta para utilização em sala de aula.
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