Segmentação e nasalização: reflexões acerca da escrita espontânea no ensino fundamental

Autores/as

  • Marineide Freires Caetité Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía image/svg+xml
  • Ronei Guaresi Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13314

Palabras clave:

Alterações ortográficas. Análise. Ensino.

Resumen

O presente estudo, que é voltado para o início da aquisição da escrita,tem como objetivo analisaras principais alterações ortográficas motivadas por fenômenos fonológicos mais recorrentes em textos resultados de escrita espontânea de escolares do 4º ano do ensino primário. Para isso, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, como meio para a análise e registro da realidade. Desse modo, o corpus do trabalho é constituído de cerca de nove textos espontâneos produzidos por crianças do quarto ano, de idade, gênero e classe social variáveis, provenientes de uma escola da Rede Particular de Ensino de Vitória da Conquista. Posto isso, como abordagem teórica, o trabalho referenciou-se nos estudos de Abaurre (1986, 2006, 2011), Ferreira e Correa (2010), Ferreiro e Teberosky (1999) Martins (2012), Pereira (2011), Silva (1994) e também nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998) –Língua Portuguesa. Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir para a compreensão dos problemas enfrentados pelas crianças no que se refere ao entendimento do sistema da escrita, bem como oportunizar práticas efetivas no ensino e aprendizado da Língua portuguesa e ampliar os estudos voltados à linguagem, especialmente os do Campo da Linguística e da Psicolinguística.

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Biografía del autor/a

Marineide Freires Caetité, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Estudante do Curso de Letras Vernáculas. Bolsista PIBID Letras UESB/CAPES.

Ronei Guaresi, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador da pesquisa.

Citas

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Publicado

2014-08-01

Número

Sección

Artigos - Dossiê