Relatório - Letramento e gêneros textuais no ensino de língua materna: relatório de projeto de letramento

Autores/as

  • Charleni Araújo De Lima Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía image/svg+xml
  • Ilma Dias Dos Santos Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía image/svg+xml
  • Roseli Pereira De Almeida Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13290

Resumen

Neste projeto proposto sobre o letramento, aplicado no 4º ano do ensino fundamental, constatamos ser possível e pedagogicamente apropriado o desenvolvimento do ensino de língua materna por meio de projeto de letramento. Dolz e Scheneuwly (2004) sugerem que a melhor alternativa para trabalhar com o ensino de gêneros textuais é envolver os alunos em situações concretas de uso da língua, de modo que consigam, de forma criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que se deseja alcançar

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Biografía del autor/a

Charleni Araújo De Lima, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

A autora É graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Ilma Dias Dos Santos, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

A autora É graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Roseli Pereira De Almeida, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

A autora É graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Citas

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.278 p.KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo Santa Cruz Do Sul, v.32 n 53, p.1-25, dez, 2007. SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, Artmed Editora, p.96-100, fev. 2004.

Publicado

2019-07-05

Número

Sección

Artigos - Dossiê