Gêneros textuais e ensino: um estudo das propostas de produção de texto de um livro didático
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13220Palabras clave:
Gêneros textuais. Livro Didático. Produção de Texto.Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar um Livro Didático (LD) para o ensino-aprendizagem de produção de texto em Língua Portuguesa (LP) sob a perspectiva do conceito de gêneros textuais. O referido livro foi analisado focalizando a incorporação, implícita ou explicita, da noção de gênero textual em sua formulação, o tratamento dado aos gêneros textuais, assim também como se observou a variedade de gêneros utilizados para a produção textual. Esta pesquisa revela que o LD analisado desenvolve um trabalho a partir da teoria dos gêneros textuais no que se refere à produção de texto, apesar de dar maior ênfase as características superficiais dos gêneros e utilizar-se de modelos-padrão para conduzir a produção de texto.
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