O ensino baseado em tarefas na aula de língua portuguesa como língua materna: uma análise de materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i1.13202Palabras clave:
Ensino de português como língua materna. Tarefas. Material didático.Resumen
Este artigo visa a refletir sobre possíveis aproximações entre a abordagem de ensino baseado em tarefas e as propostas de exercícios apresentadas pelos Cadernos do Aluno de Língua Portuguesa (para os anos finais do ensino fundamental), distribuídos pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP). Objetiva-se analisar as atividades apresentadas por esse material defendendo que as propostas estão configuradas à luz de uma abordagem por tarefas
Descargas
Citas
ALMEIDA FILHO, J.C.P.; BARBIRATO, R.C. Ambientes Comunicativos para Aprender Língua Estrangeira. In: Trabalhos de Linguística Aplicada.Campinas: Editora da Unicamp, vol. 36, p. 23-42, Jul. /Dez. 2000.BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais –Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental –Língua Portuguesa.Brasília: MEC, 1998.BROWN,H. Douglas. Task-based instruction. In: _____. Principles of language learning and teaching.New York: Pearson Education, 2007, p.242-243.ELLIS, Rod. Moving task-based language teaching forward. In: Language teaching, Cambridge Core, 2017. Disponível em:ELLIS, Rod.Moving task-based language teaching forward. In: Language teaching, Cambridge Core, 2017. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/position-paper-moving-taskbased-language-teaching-forward/085B387BC1936C210BB1DE58312A1F40/core-reader Acesso em 25/07/2018_____. The methodology of task-based teaching. In: Foreign Language Education Research, nº 4, 2002, p. 79-101.Texto disponível em:https://www.kansaiu.ac.jp/fl/publication/pdf_education/04/5rodellis.pdfAcesso em 11/07/2017LITTLEWOOD, William. The task-based approach: some questions and suggestions.In: ELT Journal. Volume 58/4. October, 2004.Texto disponível em:http://www.lenguasvivas.org/campus/files/0_28/tbl.pdfAcesso em 11/07/2017NUNAN, David. Designing tasks for the communicative classroom.New York: Cambridge University Press, 1989.SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo.São Paulo: SEE, 2008._____. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.São Paulo: SEE, 2011._____. Caderno do aluno –Língua Portuguesa –Ensino Fundamental –Anos Finais -9º ano–Volume 2.São Paulo: SEE, 2014a._____. Caderno do professor –Língua Portuguesa –Ensino Fundamental –Anos Finais -9º ano–Volume 2.São Paulo: SEE, 2014b.SOARES, Magda. Letramento:Um tema em três gêneros.Belo Horizonte: Autêntica, 1998,
Lingu@ Nostr@ -Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Curso de Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC –FATIPUCISSN 2317-2320Língu@ Nostr@, Canoas, v. 6, n. 1, p. 63-81, jan.-jul. 201881SOUZA, Rosangela Pereira de. Análise de tarefas comunicativas em um material didático para o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE).Trabalho de Conclusão de Curso (Departamento de Letras), Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), Universidade Federal de São Carlos, SP, 2015.STERN, Hans Heinrich. Issues and Options in Language Teaching.Oxford: Oxford University Press, 1992.XAVIER, Rosely Perez. Ensinar e aprender língua estrangeira na contemporaneidade. In: Revista Contexturas, n.17, 2010, p.75-94._____. O que os professores de línguas estrangeiras necessitam saber sobre o ensino baseado em tarefas? In: SILVA, K.A.; DANIEL, F.G.; KANEKO-MARQUES, S.M.; SALOMÃO, A.C.B.(orgs). A formação de professores de línguas: novos olhares –volume 1. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p.147-171.WILLIAMS, Marion; BURDEN, Robert.L. Psychology for Language Teachers: a social constructivist approach.Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Língu@ Nostr@

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.