Ferramenta virtual de identificação do nível de apropriação do sistema alfabético de escrita para a língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13257

Palavras-chave:

Software educativo. Alfabetização. Escrita.

Resumo

Entre os desafios que se impõem ao aprendiz, a apropriação do sistema de escrita é um dos primeiros e mais importantes. A superação do conhecimento relativo à correspondência grafema-fonema é condição para níveis mais sofisticados de letramento. Em contrapartida, os indicadores de qualidade em alfabetização desvelam a fragilidade do ensino desse nível de língua no Brasil. Como instrumento de acompanhamento da apropriação do sistema de escrita em Língua Portuguesa, desenvolvemos e divulgamos aqui uma ferramenta que se destina aos alfabetizadores para obterem feedback do nível de apropriação de seus estudantes que leva em conta a apropriação do sistema de escrita e o mês de instrução.

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Biografia do Autor

Ronei Guaresi, Southwest Bahia State University

Professor adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB.

Gutemberg Bastos Oliveira Júnior, Southwest Bahia State University

Graduando em Ciências Sociais pela UESB.   

Luciana dos Santos Guaresi, Southwest Bahia State University

Graduanda em Psicologia.    

Referências

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Publicado

2016-09-05

Edição

Seção

Artigos - Dossiê