Ensino por meio da resolução de problemas do cotidiano: divulgação de uma ferramenta didática

Autores

  • Laís Alves Silva Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Vanêssa Brito Fernandes Neves Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Rômulo Sposito Das Virgens Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i1.13205

Palavras-chave:

Aprendizagem, educação, ensino, estatística, matemática.

Resumo

Sabe-se que discentes que apresentaram dificuldades de aprendizado na área da matemática ao longo de sua vida escolar, tendem a apresentar baixos resultados de aprendizado em Estatística. Este problema surge não por uma falta de conhecimento prévio necessário, mas sim por uma avaliação negativa quanto à própria capacidade de lidar com conteúdo matemático. Diversas pesquisas têm sido realizadas sobre o ensino da Estatística no sentido de minimizar essas dificuldades e estreitar a relação dos alunos com a disciplina e suas próprias habilidades matemáticas e/ou interpretativas. Para tornar o conteúdo e a disciplina mais acessíveis aos alunos, é necessário inserir a estatística no cotidiano e desenvolver novas metodologias que auxiliem nesse processo. Diante disso, o trabalho objetivou-se em desenvolver uma ferramenta didática capaz de aprofundar o estudo e a aplicação prática da estatística no aprendizado do aluno, visando maior entendimento do conteúdo e modificando a visão negativa da matemática. O estudo foi realizado com as turmas de Ciências Biológicas e Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em 2013 e 2014. Os alunos foram organizados em grupos de até 5 participantes e cada grupo escolheu um problema como caso de estudo. Baseado em três roteiros distribuídos pelo professor, cada grupo criou um projeto. Os estudantes realizaram desde a coleta até a interpretação dos resultados. Foram realizados 15 trabalhos, com diferentes temas. A aplicação da atividade, como ferramenta didática, tornou o conteúdo e a disciplina mais acessíveis aos alunos, inserindo a estatística como uma ferramenta do cotidiano, bem como permitiu um maior entendimento do conteúdo de estatística, modificando a visão negativa da mesma.

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Biografia do Autor

Laís Alves Silva, Southwest Bahia State University

Graduanda em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 

Vanêssa Brito Fernandes Neves, Southwest Bahia State University

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas –DCET. 

Rômulo Sposito Das Virgens, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. 

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Publicado

2019-07-07

Edição

Seção

Artigos - Dossiê