Ensino por meio da resolução de problemas do cotidiano: divulgação de uma ferramenta didática
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i1.13205Palavras-chave:
Aprendizagem, educação, ensino, estatística, matemática.Resumo
Sabe-se que discentes que apresentaram dificuldades de aprendizado na área da matemática ao longo de sua vida escolar, tendem a apresentar baixos resultados de aprendizado em Estatística. Este problema surge não por uma falta de conhecimento prévio necessário, mas sim por uma avaliação negativa quanto à própria capacidade de lidar com conteúdo matemático. Diversas pesquisas têm sido realizadas sobre o ensino da Estatística no sentido de minimizar essas dificuldades e estreitar a relação dos alunos com a disciplina e suas próprias habilidades matemáticas e/ou interpretativas. Para tornar o conteúdo e a disciplina mais acessíveis aos alunos, é necessário inserir a estatística no cotidiano e desenvolver novas metodologias que auxiliem nesse processo. Diante disso, o trabalho objetivou-se em desenvolver uma ferramenta didática capaz de aprofundar o estudo e a aplicação prática da estatística no aprendizado do aluno, visando maior entendimento do conteúdo e modificando a visão negativa da matemática. O estudo foi realizado com as turmas de Ciências Biológicas e Ciências da Computação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em 2013 e 2014. Os alunos foram organizados em grupos de até 5 participantes e cada grupo escolheu um problema como caso de estudo. Baseado em três roteiros distribuídos pelo professor, cada grupo criou um projeto. Os estudantes realizaram desde a coleta até a interpretação dos resultados. Foram realizados 15 trabalhos, com diferentes temas. A aplicação da atividade, como ferramenta didática, tornou o conteúdo e a disciplina mais acessíveis aos alunos, inserindo a estatística como uma ferramenta do cotidiano, bem como permitiu um maior entendimento do conteúdo de estatística, modificando a visão negativa da mesma.
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