Dificuldades acentuadas de aprendizado: rastreio e possibilidades de intervenção.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-17

Palavras-chave:

Rastreio, Dificuldades de Aprendizado, Leitura e Escrita

Resumo

O presente ensaio pretende apresentar ferramentas de rastreio e identificação de dificuldades mais acentuadas naaquisição da leitura e da escrita, tendo como escopo teórico a psicolinguística, teoria dos sistemas adaptativoscomplexos e a neuropsicologia cognitiva. Essas ferramentas foram apresentas num minicurso na 8ª JornadaInternacional de Alfabetização, organizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na modalidadevirtual em setembro/2022. Os resultados sinalizam que quando são utilizadas ferramentas de rastreio de dificuldadesna aquisição da lingua nas modalidades de leitura e escrita, tem-se mais chances de intervir, especialmente com ouso de recursos da neuroplasticidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos - Dossiê