v. 13 n. 01 (2024): Memória, História, Cultura e Educação em contextos ditatoriais e autoritários

					Visualizar v. 13 n. 01 (2024): Memória, História, Cultura e Educação em contextos ditatoriais e autoritários

Organizadores do Dossiê:

Profa. Dra. Lívia Diana Rocha de Magalhães (UESB, Brasil)

Profa. Dra. Gilneide Padre (IFBA, Brasil)

Prof. Dr. Esteban Kailpl (UNL, Argentina)

Publicado: 2024-06-16

Páginas iniciais

Ensaio

  • Trabalho procriativo: da sobrevivência humana à acumulação de capital

    Adenaide Amorim Lima, Lisiane Da Silva Zuchetto
    6-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14477

Dossiê Temático

  • Quando presente e passado se entrecruzam: ditadura, memórias e a trajetória de Dinaelza Coqueiro

    Ary Albuquerque Cavalcanti Junior, Gilneide De Oliveira Padre Lima
    21-38
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14811
  • A medicina e a tortura durante a ditadura militar brasileira (1964-1985)

    Gláucia Celeste Frota Gumes
    39-57
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14722
  • 1983 COMO FRONTEIRA SISTÊMICA. DEMOCRACIA COMO FÓRMULA DE CONTINGÊNCIA DO SISTEMA POLÍTICO NA ARGENTINA

    Esteban Kaipl, Mariano Rinaldi
    58-78
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14745
  • História, memória e educação: ditadura militar e extrema direita na internet

    Elis Saraiva Santana
    99-123
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14790
  • As ditaduras que nos assombram: o audiovisual como tecnologia de memória

    Rosângela Fachel de Medeiros, Bibiana Zanella Pertuzzati
    124-148
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14841
  • Os intelectuais orgânicos Jarbas Passarinho e Valnir Chagas e a reforma educacional da ditadura civil-militar brasileira (Lei 5.692/1971): memória e políticas educacionais

    Sandra Regina Mendes
    213-229
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14794
  • Saúde e educação na ditadura de Batista e transformações das políticas cubanas pós-revolução

    Betty Berlanga Pérez, Caridad Pérez Garcia, Jesús Jorge Pérez Garcia
    246-263
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14818
  • ENTRE REDEMOCRATIZAÇÃO, TRANSIÇÕES E INVENÇÃO. DEMOCRACIA NA ARGENTINA QUARENTA ANOS DEPOIS DE 1983

    Marcelino Maina, Bernardo Carrizo
    79-98
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14734
  • Percurso de estudo sobre ditadura militar, educação e memória: uma primeira apresentação

    Luciana Canário Mendes, Lívia Diana Rocha Magalhães
    230-245
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14831
  • DOCUMENTÁRIOS, MEMÓRIAS E POLÍTICAS: REPRESENTAÇÕES AUDIOVISUAIS DOS JULGAMENTOS PELA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS DURANTE A ÚLTIMA DITADURA CÍVICO-MILITAR EM ARGENTINA

    Mariné Nicola
    172-195
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14799
  • Ter memória de elefante: abordagens artísticas e políticas para não esquecer a ditadura militar brasileira

    Francisco de Paulo D'Avila Junior
    196-212
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14473

Artigos de Fluxo Contínuo