AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM

Autores

  • Valquíria Claudete Machado Borba Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumo

Neste artigo, tratamos de questões teóricas e estudos realizados sobre a aquisição da linguagem de forma a pensar sobre a importância dos estudos cognitivos para a aprendizagem da leitura e da escrita. Iniciamos situando o estudo que será desenvolvido dentro dos estudos conexionistas sobre a cognição. Abordamos, primeiramente, os principais paradigmas da cognição, detalhando o paradigma conexionista, no qual nos inserimos. Relatamos alguns estudos já desenvolvidos sobre a linguagem de acordo com a perspectiva conexionista, de forma que o leitor possa compreender os pressupostos dessa teoria. Então, apresentamos uma descrição sobre a memória, detendo-nos na relação entre memória e aprendizagem. Procuramos refletir sobre a importância do professor compreender os processos cognitivos relacionados à memória e à aprendizagem, de forma a pensar  na organização de estratégias mais eficientes de ensino, que levem o aluno a se tornar um leitor e um escritor proficiente na sua língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade federal de Alagoas (Ufal). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus V.

Downloads

Publicado

08.03.2018

Como Citar

BORBA, Valquíria Claudete Machado. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM. fólio - revista de letras, [S. l.], v. 7, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/folio/article/view/2904. Acesso em: 19 nov. 2025.