Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os autores garantem que leram e estão de acordo com tudo que está estipulado no item 6. Direitos Autorais, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DO FOCO, ESCOPO E IDIOMA DOS ARTIGOS

(A fólio - Revista de Letras adota a licença CC BY-NC [https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/]).

1- fólio - Revista de Letras é uma publicação eletrônica semestral do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL-UESB), atualmente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

2- A fólio aceita para publicação artigos inéditos, concernentes a questões de Língua/Linguística, Literatura/Teoria Literária e Estudos Aplicados, nas formas de artigos, ensaios, traduções e resenhas.  A critério da Editoria Executiva da revista, poderão, excepcionalmente, ser aceitos trabalhos já divulgados anteriormente.

3- Os artigos submetidos à fólio poderão ser escritos em português, espanhol, francês, inglês ou italiano.

DA AUTORIA

4- Exige-se que autores e coautores tenham e informem seu identificador digital  ORCID no momento de seu cadastramento. Aos que ainda não possuem ORCID iD, devem fazer seu registro no sítio https://orcid.org/register.

5- Antes de submeter seu artigo a esta Revista, os autores devem ler e estar de acordo com tudo o que está estipulado no item "Direitos Autorais", encontrado no link http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/about.

7- Serão aceitos artigos escritos por no máximo três autores (um autor e dois coautores).

8- O autor principal é responsável por garantir que o artigo tenha sido visto e aprovado por todos os outros autores (coautores).

10- Quando fizerem seu cadastro no sítio eletrônico da fólio, os autores, depois de validar seu registro, devem acessar a página http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/user/profile e inserir, na aba PÚBLICO, um currículo sucinto contendo, apenas a titulação, o papel que cumpre na Instituição de afiliação (professor, aluno de pós-gradução...) e, se bolsista de alguma agência de fomento, o tipo de bolsa e o nome da agência.

11- No momento da submissão, quando for incluído nome de algum coautor, é obrigatório o preenchimento dos campos Instituição/Afiliação, ORCID e Resumo da Biografia. Neste último, devem constar apenas a titulação, o papel que cumpre na Instituição de afiliação (professor, aluno de pós-graduação...) e. se bolsista de alguma agência de fomento, o tipo de bolsa e o nome da agência.

DA PUBLICAÇÃO

12- Somente serão publicados os trabalhos que obtiverem parecer favorável emitido por membros do Conselho Editorial da fólio. (Esta revista adota o processo de Avaliação Cega por Pares [Blind Peer Reeview]).

Parâmetros de diagramação
[NOTA: as diretrizes seguintes estão em reforma, pedimos desculpas por eventuais discrepâncias.]

. Artigo: mínimo de 12, máximo de 30 páginas.

. Resenha: mínimo de três, máximo de oito páginas.

. Outros gêneros textuais serão avaliados pela Comissão Executiva, ou terão seus critérios designados nas informações sobre a seção designada.

 

Formatação (fonte Century Gothic em todos os elementos textuais)

 

Corpo do texto: espaçamento 1,5, fonte Century Gothic, tamanho 12, folha A4; 2 cm em todas as margens. Eliminar espaçamento adicional antes ou depois de cada parágrafo (mesmo antes ou depois de citação). Parágrafo de 1cm fixado pela régua superior do editor de texto (não usar “tecla tab”).

 

Elementos Pré-textuais (espaçamento 1,0)

. Título e subtítulo (se houver): letra tamanho 14 com negrito, espaçamento 1,0, centralizado, em caixa baixa (apenas primeira letra e nomes próprios em maiúsculas), no idioma original do texto.

. Autoria: letra tamanho 12, nome de cada autor e autora, separado por uma linha vazia após o título, sempre centralizado; a cada autora ou autor, segue os endereços de registro ORCID e de e-mail. Obs.: os nomes serão ocultados para revisão por pares no âmbito da editoria.

. Resumo (na língua do texto): letra tamanho 11, espaçamento 1,0 justificado; após dados de autoria, contendo de 100 a 250 palavras. (Regra não aplicável às Resenhas.)

. Palavras-chave. cinco palavras-chave ou expressões-chave, grafadas com apenas a primeira letra maiúscula e separadas por vírgula (Não aplicável às Resenhas.)

. Resumo em língua estrangeira (inglês ou espanhol) mesma formatação do Resumo (Não aplicável às Resenhas.)

. Keywords ou Palabras Clave como as Palavras-chave. (Regra não aplicável às Resenhas.)

 

ELEMENTOS TEXTUAIS

. O corpo do texto: espaçamento 1,5, Century Gothic 12.

. Os parágrafos devem ser iniciados com recuo de 1 cm, fixado pela régua superior.

. Não inserir numeração de página.

. Expressões ou palavras não portuguesas (ou diversa da língua do original) devem ser grafadas em itálico.

Ex: Beckworth foi um frontierman, que deixou escritas sua experiência vivida junto aos Crow.

. Palavras ou partes de palavra em destaque intencional grafadas em itálico, apenas quando claramente necessário o destaque.

Ex: Mula-Marmela carrega em si o próprio mal aos olhos daqueles que a rodeiam, vista como malandraja, malacafar, além de suja…

[Exemplo ruim: Os eventos acabam necessariamente mal interpretados quando falta atenção analítica.]

. Nomes de etnias indígenas devem ser grafadas com maiúscula e sem plural. Ex: Os Tupinambá, os Kiriri e os Pataxó são remanescentes indígenas importantes e relevantes no território baiano.

. Para palavras ou expressões citadas enquanto vocábulo da língua devem ser utilizadas aspas duplas (“    ”).

Ex: A palavra "índio", bem como "indian", em inglês, tornou-se imprópria desde as últimas décadas do século XIX.

. Os títulos de livro citados no corpo do texto deverão ser grafados em itálico, inclusive subtítulo se for referido no corpo do texto.

Ex.: Eduardo Lourenço, em Mitologia da saudade, define esse sentimento como uma das modalidades ou modulações...

. Os títulos de seções (quando houver): tamanho 12, caixa baixa, negrito, sem recuo na primeira linha, sem indicativo numérico, com apenas a inicial da primeira palavra maiúscula. O título de seção é separado da seção anterior apenas por uma linha vazia e o texto de cada seção deve iniciar-se na linha imediata, sem a interposição de espaçamentos adicionais.

. Notas de rodapé: justificadas à esquerda, Century Gothic, tamanho 10, espaçamento simples, umeradas automaticamente.

. Citações:

1 - Nas citações diretas, as chamadas pelo sobrenome do autor entre parênteses devem ser feitas em letra minúscula em todos os casos, seguida do ano e das páginas. conforme ABNT-2023. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) referida(s) é opcional.

Exemplos:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (Derrida, 1967, p.293).

2. As citações de até três linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas duplas (“   ”).

3 As citações que excederem três linhas devem ser destacadas em parágrafo com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Century Gothic 11, justificado. Ao final da citação, após ponto e espaço, apresenta-se a referência bibliográfica entre parênteses na mesma linha, no formato anteriormente descrito. (Eastman, 1915, p.47.)

4 Nas citações, as supressões, interpolações devem ser indicadas, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:

a) supressões: [...]

b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]

d) ênfase ou destaque: em itálico. Deve-se indicar essa alteração com a expressão "grifo nosso" ou "grifo do autor", conforme o caso, situando-a após a referência bibliográfica, separada por vírgula, dentro dos parênteses. (Eastman, 1915, p.22-23, grifo do autor.) 

e) quando utilizada uma reedição de um livro antigo editado, é opcional, ainda que recomendávell por razões históricas, a menção da data original, entre colchetes, dentro dos parênteses, logo após o nome do autor. Ex.: (Gandavo [1576], 2021, p.121.)

f) para citações de autores da assim chamada "antiguidade clássica" deve ser evitada a referência à data e paginação da edição moderna utilizada (que mesmo assim deverá ser indicada na bibliografia), preferindo as notações filológicas de cada autor. Ex: (Platão, República 402a-403c.) Exemplo ruim: (Aristóteles, 2016, p. 308.).

Indicações a esse respeito podem ser encontradas aqui: https://limes.ufes.br/sites/proaera.ufes.br/files/field/anexo/como_referenciar_corretamente_obras_e_autores_da_antiguidade_e_medievo__1.pdf

5- Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc.): indicar, entre parênteses, a expressão "Informação oral", mencionando os dados relativos à informação, em nota de rodapé explicativa.

Exemplos:   

No texto:

Maurício Yanomami explica que hiriamou é uma fala noturna, proferida no início da noite por um dos maiores, como diz, isto é, por um dos pata-pata, ou mais velhos do grupo (informação verbal) e equivale ao discurso que os Yanomami orientais chamam kauamou. (Informação oral.)1

 No rodapé da página.

_____________

1 Explicação fornecida por Maurício Iximaweteri Yanomami na comunidade do Ixima, durante viagem de campo realizada em novembro 2018 ao Rio Marauiá, no âmbito do Projeto Puu, desenvolvido pelo Laboratório de Difusão de Repertórios (UESB).

 

6- Quando a citação incluir texto traduzido, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão "tradução nossa" ou "tradução do autor", entre parênteses.

Exemplo:

"Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado." (Rahner, 1962, v. 4: p. 463, tradução nossa).

7 Sistema de chamada. As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data

32.8- Quando houver coincidência de sobrenome de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: Ex. (Barbosa, C., 1956) e (Barbosa, O., 1956). Se ainda assim persistir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

32.9 Documentos de um mesmo autor publicados em um mesmo ano são distinguidos pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento, sequenciadas de acordo com a ordem de aparecimento no texto. Ex. (REESIDE, 1927a) e (REESIDE, 1927b)

32.10- Devem ser evitadas as expressões latinas idem e ibidem.

32.11- Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e a obra citada são precedidos da expressão latina apud: (Silva, 1986, p. 12 apud Pessoa, 1982, p. 222).

. As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Ex.: O regramento do trabalho acadêmico no Brasil é fixado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre as atribuições da ABNT, porém, está também o regramento de toda atividade técnica tais como...

. As Ilustrações de qualquer tipo esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.

Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Ex.:

Mapa 1 – Fronteiras do Brasil

IBGE | mapas | escolares | público infantil | Brasil | paises vizinhos

Fonte: IBGE (2016)

. Tabelas. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor).

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

33- Referências. A lista das obras deverá se restringir àquelas citadas no texto.  Ela virá em ordem alfabética, ao final do artigo, precedida da palavra REFERÊNCIAS em negrito e maiúsculas, alinhada à esquerda e sem recuo ou entrada de parágrafo, em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo, com título grafado em itálico e subtítulo em fonte normal.

Exemplos de referências (NBR 6023)

Artigo em periódico:

SPAPIECINSKI, Marlise. Sujeito e modernidade na poética de Carlos Drummond de Andrade. O eixo e a roda – revista de literatura brasileira, Belo Horizonte: Fale/UFMG, v. 8, n. 1, p. 165-82, jan./dez. 2002.

Livros e folhetos:

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Capítulos de livros:

BOSI, Ecléa. Cultura e desenraizamento. In: BOSI, Alfredo (Org.). Cultura brasileira: temas e situações. 4. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 16-41.

Monografias, dissertações e teses:

FONSECA, Aleilton Santana da. A poesia da Cidade: imagens urbanas em Mário de Andrade. 1997. 312 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

Entrevistas:

ANDRADE, Carlos Drummond de. Adeus. A vida passa feito um avião supersônico. Entrevista concedida a Geneton Moraes Neto. In: MORAES NETO, Geneton. O dossiê Drummond. 2. ed., São Paulo: Globo, 1994.

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais do III Congresso... Belém: Livros Técnicos, 1985. p. 16-29

Documentos eletrônicos:

ROCHA, Marília Librandi. João Guimarães Rosa. Disponível em: http... . Acesso em: 14 abr. 2005.

CD-ROM:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio eletrônico século XXI versão 3.0. São Paulo: Nova Fronteira, 1999. 1CD-ROM. Produzido por Lexikon Informática.

Filme.

POETA de sete faces. Direção: Paulo Thiago. Produção: Gláucia Camargos. Roteiro: Paulo Thiago. Interpretes: Carlos Gregório, Paulo José, Paulo Autran e outros. [S.L]: CaradeCão; Estúdio Line; Vitória Produções Cinematográficas, 2001. 1 filme, son., color., 35 mm.

 34- Agradecimentos. Texto sucinto e aprovado pelo periódico. Deve ser o último elemento pós-textual (ABNT NBR 6022).

práticas de invenção

Produções artísticas e literárias publicadas a convite ou por submissão.

interfaces: estudos de teoria e literatura

Publica de artigos que podem trazer uma contribuição significativa ao campo dos Estudos Literários, escritos preferencialmente por doutores vinculados a uma instituição de nível superior, na qual desenvolvem pesquisa.
 

vertentes: estudos linguísticos e aplicados

Publica artigos que podem trazer uma contribuição significativa ao campo da Linguística Aplicada, escritos preferencialmente por doutores vinculados a uma instituição de nível superior, na qual desenvolvem pesquisa.

repertórios em tradução

Textos de interesse para a área de Letras e suas interfaces, traduzidos para o português, desde que em domínio público ou com a autorização do detentor dos direitos autorais originais. 

 

seção de resenhas

 

 

NASCENTES

Poderão ser aceitos artigos de alunos de mestrado – somente na seção "NASCENTES" –, desde que apresentados em coautoria com seu orientador. (O nome do orientador deve constar como coautor do trabalho.)

 

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