A INVESTIGAÇÃO DE PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS A PARTIR DA “ANÁLISE CÍVICA DO JORNALISMO”
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a “Análise Cívica do Jornalismo”, um conjunto de categorias de análise para investigação de produtos jornalísticos que se assumam ou se aproximem da prática do jornalismo cívico. Para fundamentar essa proposta de modelo analítico, foram utilizadas a própria trajetória do jornalismo cívico, assim como a Teoria da Responsabilidade Social da Mídia e a cartilha publicada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) intitulada “Adolescentes em conflito com a lei: guia de referência para cobertura jornalística”. Vamos ainda aplicar as categorias em um produto jornalístico televisivo, de modo a comprovar a viabilidade da proposta de análise. Nossa pretensão é, por meio da Análise Cívica do Jornalismo, oferecer subsídios para que futuras pesquisas na área sejam empreendidas e apontar a filosofia do jornalismo cívico como uma alternativa para uma prática mais social do jornalismo.
Downloads
Referências
ANDI. Adolescentes em conflito com a lei: guia de referência para a cobertura jornalística. Brasília: ANDI; Secretaria de Direitos Humanos; 2012. (Série Jornalista Amigo da Criança).
Charaudeau P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto; 2006.
Cytrymblum A. Periodismo social: una nueva disciplina. 2. ed. Buenos Aires: La Crujía; 2009.
Cornu D. Jornalismo e verdade: para uma ética da informação. Lisboa: Instituto Piaget; 1994.
Eksterowicz AJ, Roberts R, Clark A. Jornalismo público e conhecimento público. In: Traquina N, Mesquita M (Orgs.). Jornalismo cívico. Lisboa: Livros Horizonte; 2003. p. 85-105.
Pena F (Org.). 1000 perguntas em jornalismo. Rio de Janeiro: Editora Rio; 2005.
Pena F. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto; 2005.
Rosen J. Tornar a vida pública mais pública: sobre a responsabilidade política dos intelectuais dos media. In: Traquina N, Mesquita M (Orgs.). Jornalismo cívico. Lisboa: Livros Horizonte; 2003. p. 31-58.
Silva MT. A voz dos leitores na imprensa: um estudo de caso sobre as “Cartas ao Director” no jornal Público. Lisboa: Livros Horizonte; 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Flávia Moreira Mota e Mota, Marcus Antônio Assis Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.