A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA IN-TEGRADO AO ENSINO MÉDIO: LEITURA/ESCRITA DO GÊNERO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal Farroupilha, com alunos da terceira série do ensino médio. A pesquisa visa promover uma melhoria em relação à produção de relatórios de aula prática, que faz parte das atividades de rotina desses estudantes, por meio da realização de uma série de atividades supervisionadas. Os passos dessa série foram os seguintes: (1) aplicação de um pré-teste de diagnóstico, (2) a resposta a um questionário sobre a leitura e estruturas de produção textual por dois grupos de estudantes, (3) oficinas de leitura e produção textual (4) aplicação de um pós-teste. Os resultados mostraram que ambos os grupos melhoraram suas habilidades de escrita, ainda que modestamente. De alguma forma, a melhoria da escrita depende de uma prática contínua, e o trabalho apresentado aqui pode funcionar como um primeiro passo bem-sucedido.
Downloads
Referências
Charolles M. Introdução aos problemas da coerência dos textos: abordagem teórica e estudo das práticas pedagógicas. In: Galves C, Orlandi EP, Otoni P (Orgs.). O texto: leitura e escrita. São Paulo: Pontes; 2002.
Koch IGV, Elias VM. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto; 2008.
Kleiman A, Moraes SE. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. São Paulo: Mercado de Letras; 1999.
IPM. Índice de Alfabetismo Funcional (Inaf) [online]. 2013. Disponível em: http://www.ipm.org.br.
Marcuschi LA. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola; 2008.
Morais J. A arte de ler. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora UNESP; 1996.
Natali A. O apagão da leitura. Língua Portuguesa. 2012; 7(83).
Orlandi EP. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez; 1996.
Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa [online]. Brasília: MEC; 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br.
Pereira CC, Neves JSB. ler / falar / escrever. Práticas discursivas no ensino médio: uma proposta teórico-metodológica. Rio de Janeiro: Lexikon; 2012.
Rojo R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: Meurer JL, Bonini A, Motta-Roth D (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola; 2005.
Solé I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed; 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Carla Cristiane Fonseca Barbosa, Onici Claro Flôres Claro Flôres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.