O Ensino Remoto e o aprofundamento das Desigualdades Raciais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22481/enrev.v1.14240Palavras-chave:
Violência de classe, Racismo, EducaçãoResumo
Neste ensaio, buscamos sustentar a tese de que a letalidade do patógeno que produziu a Pandemia da Covid-19 não se expressa somente em sua potência de morte contra os corpos materiais, mas também na violência subjetiva perpetrada contra grupos racializados, notadamente a forma e o conteúdo educacional que foi fornecido a esses grupos durante o período de isolamento social. Essa tese se confirma sobretudo quando o tipo de educação que é destinado para pessoas racializadas é uma educação ainda mais precarizada do que a que historicamente tiveram acesso. Como resultados das análises tecidas, explicitamos que o Estado brasileiro, durante a Pandemia da Covid-19, implementou institucionalmente um “racismo de classe” e aprofundou as desigualdades educacionais entre pessoas racializadas e pessoas não racializadas. Embora este se constitua num abismo insuperável, dentro dos limites da estrutura capitalista, atenuações desse abismo da desigualdade são possíveis e, em caráter imediato, desejáveis. Com efeito, caso existam, é preciso que se reconheçam seus limites dentro dessa estrutura e que não nos conformemos com o menos pior quando poderíamos desfrutar do que há de melhor.
Downloads
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Covid-19: Brasil bate recorde com 4.249 mortes registradas em 24 horas. Por Jonas Valente. Publicado em 08/04/2021 - 19:2. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-04/covid-19-brasil-bate-recorde-com-4249-mortes-registradas-em-24-horas Acesso em: 17 de jul. de 2022.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.
AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA. Categoria conteúdo: gráficos. 2022. Disponível em: https://auditoriacidada.org.br/categoria-conteudo/graficos/ Acesso em: 17 de jul. de 2022
BRASIL. Emenda constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Brasília: Congresso Nacional, 2016.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Congresso Nacional, 2014.
CORONAVÍRUS BRASIL. Painel Coronavírus. Atualizado em 31 de janeiro de 2023. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em: 01 de fev. de 2023.
DONG, Ensheng; DU, Hongru; GARDNER, Lauren. An interactive web-based dashboard to track COVID-19 in real time. The Lancet infectious diseases, v. 20, n. 5, p. 533-534, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(20)30120-1/fulltext Acesso em: 17 de jul. de 2023.
FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG. Negros morrem mais pela covid-19. Lethicia Pechim. 2020. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/negros-morrem-mais-pela-covid-19/ Acesso em: 29 de jan. de 2023.
FORBES. Bilionários 2022. 5 de abril de 2022a. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2022/04/os-bilionarios-do-mundo-em-2022/ Acesso em: 20 de jul. de 2023.
G1. Cinco irmãos dividem o celular da mãe para estudar após a suspensão das aulas presenciais, em Itumbiara. 17/06/2020 06h30. Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/06/17/cinco-irmaos-dividem-o-celular-da-mae-para-estudar-apos-a-suspensao-das-aulas-presenciais-em-itumbiara.ghtml Acesso em: 06 de fev. de 2023.
IBGE. Desemprego. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios. 2º Trimestre de 2021.
IBGE. Desemprego. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios. 1º Trimestre de 2022.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: n-1, 2018.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1, 2021.
MIT NEWS: ON CAMPUS AND AROUD THE WORLD. Covid-19 “super-spreading” events play outsized role in overall disease transmission. Anne Trafton, November 2, 2020. Disponível em: https://news.mit.edu/2020/super-spreading-covid-transmission-1102 Acesso em: 17 de jul. de 2023.
NERI, Marcelo; OSORIO, Manuel Camillo. Evasão escolar e jornada remota na pandemia. Revista NECAT-Revista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, v. 10, n. 19, p. 28-55, 2021. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/revistanecat/article/download/4848/3607 Acesso em: 13 de fev. de 2023
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC. Despesas do órgão: execução orçamentária e financeira. Controladoria Geral da União. 2022. Disponível em: https://www.portaltransparencia.gov.br/orgaos-superiores/24000-ministerio-da-ciencia--tecnologia--inovacoes-e-comunicacoes Acesso em: 20 de jul. de 2023.
REDE PENSSAN. 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 2022. Disponível em: https://pesquisassan.net.br/2o-inquerito-nacional-sobre-inseguranca-alimentar-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19-no-brasil/ Acesso em: 17 de jul. 2023.
SINASEFE. Ensino remoto que adoece educadores? Tô fora! Por Mário Junior. 17 de agosto de 2020. Disponível em: https://sinasefe.org.br/site/ensino-remoto-que-adoece-educadores/ Acesso em: 17 de jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.