A Encenação da Nudez Feminina como Prática Intersemiótica (La Mise em Scène de la Nudité Feminine comme Pratique Intersémiotique)

Autores

  • Graziela Zanin Kronka Univerzita Karlova V Praze (República Tcheca)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v5i1.1051

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Prática intersemiótica, Cenografia discursiva, Imprensa erótico-pornográfica

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a encenação da nudez feminina em publicações brasileiras voltadas para o público masculino. Pela natureza das revistas analisadas – que incluem textos verbais e fotografias –, adota-se uma perspectiva discursiva verbo-visual. A atividade analítica guia-se, sobretudo, pela concepção de prática intersemiótica – proposta por Maingueneau (1984) –, segundo a qual textos de domínios semióticos diferentes (verbal e não verbal) derivam das mesmas restrições discursivas e, portanto, devem ser interpretados a partir da mesma grade semântica. Interessa observar os efeitos discursivos da encenação da exibição da nudez nesse tipo de publicação.
PALAVRAS-CHAVES: Análise do Discurso. Prática intersemiótica. Cenografia discursiva. Imprensa erótico-pornográfica

RÉSUMÉ
L’objectif de ce texte est de discuter la mise en scène de la nudité féminine dans des publications brésiliennes destinées au public masculin. Les magazines analysées incluent des textes verbaux et des photographies, alors l’activité analytique se guide par la conception de pratique intersémiotique - proposée par Maingueneau (1984)-, selon laquelle des textes de domaines sémiotiques différents (verbal et non verbal) dérivent des mêmes restrictions discursives et, donc, ils doivent être interprétés à partir de la même grille sémantique. Il est intéressant d’observer les effets discursifs de la mise en scène de l’exhibition de la nudité sur ces types de publications.
MOTS-CLÉS: Analyse du Discours. Pratique intersémiotique. Scénographie discursive. Corps. Presse érotique-pornographique.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Zanin Kronka, Univerzita Karlova V Praze (República Tcheca)

Graziela Zanin Kronka é graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Unesp, campus de Bauru; especialista em jornalismo científico; pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR), da Unicamp; mestre e doutora em Lingüística (área de concentração: Análise do Discurso), pela Unicamp. Atualmente é professora leitora de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira na Univerzita Karlova v Praze (Republica Tcheca). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Analise do Discurso. Temas de Pesquisa: discurso, imprensa especializada e homossexualidade, imprensa erótico-pornográfica. 

Referências

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Edição original: 1980.
BARTHE-DELOIZY, F. Géographie de la nudité: être nu quelque part. Paris: Editions Bréal, 2003.
CHAUI, M. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 31-63.
DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (Edição original: 1973.
KRONKA, G. Z. A encenação do corpo – o discurso de uma imprensa (homo)erótico-pornográfica como prática intersemiótica. Tese (Doutorado em Lingüística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, 2005. Edição original: 1984.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

KRONKA, G. Z. A Encenação da Nudez Feminina como Prática Intersemiótica (La Mise em Scène de la Nudité Feminine comme Pratique Intersémiotique). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 125-141, 2007. DOI: 10.22481/el.v5i1.1051. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1051. Acesso em: 4 nov. 2024.