O discurso do preconceito disfarçado contra o público LGBT+ na esfera política: representações e ethos (Discourse of disguised prejudice against LGBT+ people in the political sphere: representations and ethos)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.10650Palavras-chave:
Análise do discurso, Ethos discursivo, Discurso político, Preconceito, RepresentaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo identificar o processo de representação do ethos presente no discurso político de preconceito disfarçado dirigido ao público LGBT+. São utilizadas as contribuições de Goffman (2018) sobre representação e seus fenômenos; e de Maingueneau (2019) sobre as cenas enunciativas e o ethos discursivo, além de referenciais complementares. A pesquisa é exploratória, bibliográfica e documental, com análise qualitativa de um corpus constituído por um recorte do discurso do deputado Márcio Gualberto em debate na Assembleia Legislativa do RJ sobre a concessão do Prêmio Cidadania, Direito e Respeito à Diversidade para o grupo Arco-Íris, que defende os direitos LGBT+s no estado. Como resultado, apresentamos que a criação de um discurso de preconceito disfarçado apenas mascara um real posicionamento do enunciador sobre o tema, sendo construído com base em uma representação falsa de suas reais intenções e em um ethos que reafirma os estereótipos já instalados na memória coletiva.
Downloads
Referências
AMOSSY, R. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução por Dilson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019. p. 9-28.
CARTA CAPITAL. “Existem preconceitos que são benéficos”, defende deputado do PSL. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/existem-preconceitos-que-sao-beneficos-defende-deputado-do-psl/>. 2019. Acesso em 20 mar 22.
CHARAUDEAU, P. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. Tradução por Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, L. F. B. O discurso homofóbico nas redes sociais e o confronto ideológico acerca da diversidade sexual no Brasil. Orientador: Dr. Leonard Christy Souza Costa. 2019. 79 f. Dissertação (Letras – Língua e Literatura Portuguesa) – Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2019.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução por Maria Célia Santos Raposo. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
GOMES, I. M. B. Poder-verdade-subjetividade no discurso político. Orientador: Dr. Leonard Christy Souza Costa. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2018.
MAINGUENEAU, D. Discurso literário. Tradução por Adail Sobral. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução por Dilson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019. p. 69-92.
SOARES, A. S. Ethos: o discurso político em cena. Orientador: Dr. Jarbas Vargas Nascimento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos da Língua(gem)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.