O discurso do preconceito disfarçado contra o público LGBT+ na esfera política: representações e ethos (Discourse of disguised prejudice against LGBT+ people in the political sphere: representations and ethos)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v22.10650

Palavras-chave:

Análise do discurso, Ethos discursivo, Discurso político, Preconceito, Representação

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar o processo de representação do ethos presente no discurso político de preconceito disfarçado dirigido ao público LGBT+. São utilizadas as contribuições de Goffman (2018) sobre representação e seus fenômenos; e de Maingueneau (2019) sobre as cenas enunciativas e o ethos discursivo, além de referenciais complementares. A pesquisa é exploratória, bibliográfica e documental, com análise qualitativa de um corpus constituído por um recorte do discurso do deputado Márcio Gualberto em debate na Assembleia Legislativa do RJ sobre a concessão do Prêmio Cidadania, Direito e Respeito à Diversidade para o grupo Arco-Íris, que defende os direitos LGBT+s no estado. Como resultado, apresentamos que a criação de um discurso de preconceito disfarçado apenas mascara um real posicionamento do enunciador sobre o tema, sendo construído com base em uma representação falsa de suas reais intenções e em um ethos que reafirma os estereótipos já instalados na memória coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF/Brasil)

Ernani Cesar de Freitas é doutor em Letras, Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale (Feevale), PPG em Processos e Manifestações Culturais, em Novo Hamburgo, RS, Brasil; professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

Kaian Lago, Universidade de Passo Fundo (UPF/Brasil)

Kaian Lago é mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF). Graduado em Letras – Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela mesma universidade. Bolsista CAPES/CNPq da linha de pesquisa Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso. Possui experiência com pesquisa vinculada à área de Linguística Aplicada, com ênfase em Análise do Discurso de linha francesa.

Luis Henrique Boaventura, Universidade de Passo Fundo (UPF/Brasil)

Luis Henrique Boaventura é doutor em Letras, área de Leitura e Produção Discursiva pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil. Bolsista PNPD/CAPES em Letras (UPF). Pesquisador na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso de linha francesa.

Referências

AMOSSY, R. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução por Dilson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019. p. 9-28.

CARTA CAPITAL. “Existem preconceitos que são benéficos”, defende deputado do PSL. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/existem-preconceitos-que-sao-beneficos-defende-deputado-do-psl/>. 2019. Acesso em 20 mar 22.

CHARAUDEAU, P. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. Tradução por Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, L. F. B. O discurso homofóbico nas redes sociais e o confronto ideológico acerca da diversidade sexual no Brasil. Orientador: Dr. Leonard Christy Souza Costa. 2019. 79 f. Dissertação (Letras – Língua e Literatura Portuguesa) – Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2019.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução por Maria Célia Santos Raposo. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

GOMES, I. M. B. Poder-verdade-subjetividade no discurso político. Orientador: Dr. Leonard Christy Souza Costa. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2018.

MAINGUENEAU, D. Discurso literário. Tradução por Adail Sobral. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução por Dilson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019. p. 69-92.

SOARES, A. S. Ethos: o discurso político em cena. Orientador: Dr. Jarbas Vargas Nascimento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2019.

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

FREITAS, E. C. de .; LAGO, K.; BOAVENTURA, L. H. O discurso do preconceito disfarçado contra o público LGBT+ na esfera política: representações e ethos (Discourse of disguised prejudice against LGBT+ people in the political sphere: representations and ethos). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 22, p. e10650, 2024. DOI: 10.22481/el.v22.10650. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/10650. Acesso em: 28 jan. 2025.