Estudos do Léxico nas trilhas da Linguística Histórica (The Lexicon Studies, on the trails of Historical Linguistics)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13303

Palavras-chave:

Léxico

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Gonçalves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Elisângela Gonçalves da Silva é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UESB) e é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro do "Grupo de Pesquisa das Estruturas Gramaticais e de Aquisição da Linguagem" (Uesb/CNPq) e do "Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem)" (GPEL/Uesb/CNPq). Tem experiência na área disciplinar de Linguística, com ênfase em Gramática, Linguística Histórica e Linguística de Corpus, atuando principalmente nos seguintes temas: língua, português brasileiro, português medieval, oralidade e escrita.

Juliana Soledade, Universidade Federal da Bahia (UFBa/Brasil); Universidade de Brasília (UnB/Brasil)

Juliana Soledade é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é Professora Categoria Associado, da Universidade Federal da Bahia, em exercício na Universidade de Brasília . Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cutura (UFBA) e Programa de Pós-Graduação em Linguística (UnB).  

 

 

Mário Eduardo Viaro, Universidade de São Paulo (Usp/Brasil)

Graduação em Linguística/ Alemão pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Especialização em Tradução (língua alemã- CITRAT/FFLCH), Mestrado e Doutorado (área: Filologia Românica - DLCV/FFLCH) pela mesma universidade. Especializações em Mannheim/ Alemanha (DAAD - Institut für deutsche Sprache), Heidelberg (DAAD - Romanisches Seminar/ Universität Heidelberg) e em Chur/Suíça (Pro Helvetia - Lia Rumantscha/ Institut Rumancz Grischun). Pós-doutorado em Coimbra/ Portugal (FAPESP - Universidade de Coimbra). É professor livre-docente da Universidade de São Paulo e orienta nas especialidades Etimologia da Língua Portuguesa e Morfologia Histórica do Português. Bolsista PQ-2 pelo CNPq com a pesquisa "O vocabulário de Jerônimo Cardoso - Subsídios para uma descrição e pesquisa etimológica do léxico português da segunda metade do século XVI". Colaborador como redator na equipe "Iberoromania" do projeto DÉRom/ATILF-Nancy. Coordena o grupo de pesquisa Morfologia Histórica do Português (www.usp.br/gmhp), cadastrado no CNPq. Foi coordenador do Núcleo de apoio à pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP), ligado à pró-Reitoria de Pesquisa, da USP de 2012 a 2017 e atualmente é vice-coordenador. É membro correspondente pelo Estado de São Paulo pela Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL) e tradutor juramentado de língua romena pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). Atua principalmente nas seguintes áreas: língua portuguesa, linguística histórica, etimologia, morfologia histórica, sociolinguística, dialetologia do português e filologia românica. 

Referências

.

Capa Dossiê Temático 1, v. 21, n. 1, 2023

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

GONÇALVES, E. .; SOLEDADE, J. .; VIARO, M. E. Estudos do Léxico nas trilhas da Linguística Histórica (The Lexicon Studies, on the trails of Historical Linguistics). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 21, n. 1, p. 3-8, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13303. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13303. Acesso em: 28 abr. 2024.