Encavalgamento poético e pistas prosódicas do limite final do enunciado fonológico a partir da análise das Cantigas de Santa Maria (Século XIII) (Poetic enjambment and phonological clues for the phonological utterance final boundary, from the analysis of)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13361

Palavras-chave:

Fonologia; Constituintes prosódicos; Cantigas de Santa Maria; Encavalgamento poético.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre letra e música das Cantigas de Santa Maria, em busca de pistas, na notação musical das cantigas, do limite final do enunciado fonológico (U) enquanto constituinte máximo da prosódia linguística, considerando a ocorrência de encavalgamentos poéticos (enjambements). A partir do estudo desenvolvido, foi possível mostrar que o encavalgamento poético não interfere na divisão das cantigas em enunciados fonológicos, no nível prosódico linguístico, sendo que o principal correlato no nível musical do limite final de U é a coincidência da sílaba proeminente de U com a posição inicial de compasso, proeminente no nível musical.

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Biografia do Autor

Gladis Massini-Cagliari, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Brasil)

Gladis Massini-Cagliari é Doutora em Linguística (Unicamp, 1995) e Professora Titular em Fonologia (Unesp, 2015), atuando junto ao Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Câmpus de Araraquara.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

MASSINI-CAGLIARI, G. Encavalgamento poético e pistas prosódicas do limite final do enunciado fonológico a partir da análise das Cantigas de Santa Maria (Século XIII) (Poetic enjambment and phonological clues for the phonological utterance final boundary, from the analysis of). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 21, n. 1, p. 229-266, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13361. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13361. Acesso em: 22 dez. 2024.