O canto infantil e traços de seu desenvolvimento: complementaridade entre estudos e teorias (Children's singing and traces of its development: complementarity between studies and theories)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13374

Palavras-chave:

Canto infantil; Cognição musical; Complementaridade.

Resumo

Para tratar alguns aspectos do canto infantil e sua relação com aspectos cognitivos, seguimos os seguintes passos neste artigo: (1) capacidade musical é apresentada sob três visões diferentes e não excludentes entre si; (2) estudos mais recentes sobre desenvolvimento musical são resenhados com foco no canto e (3) por fim, aborda-se o canto espontâneo de crianças. O canto infantil deve ser objeto de estudo promissor para se entender a relação entre percepção do ambiente musical e a produção canora do indivíduo na infância; e como essas percepção e produção refletem o meio musical e podem ser brechas para se entrever aspectos da cognição musical.

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Biografia do Autor

Beatriz Raposo de Medeiros, Universidade de São Paulo (USP/Brasil)

Beatriz Raposo de Medeiros é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio de pós-doutorado na Université de Provence Aix Marseille I, França. É professora da Universidade de São Paulo (USP) desde 2003. É membro do Grupo de Estudos em Fonética (GEF) e do Laboratório de Fonética da USP (LAFALIN). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética, fonologia, linguagem, fala e canto. Há duas vertentes em seu trabalho de pesquisa: as relações entre a fala e o canto que apontam para os aspectos linguísticos que interagem com a música e a questão da nasalidade vocálica em PB, como um gesto complexo, que deve ser estudado à luz de uma teoria fonológica dinâmica.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

MEDEIROS, B. R. de . O canto infantil e traços de seu desenvolvimento: complementaridade entre estudos e teorias (Children’s singing and traces of its development: complementarity between studies and theories). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 21, n. 1, p. 373-391, 2023. DOI: 10.22481/el.v21i1.13374. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/13374. Acesso em: 4 nov. 2024.