Palavra e música: um olhar para o ancestral comum (Word and music: a glance at the common ancestor)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v21i1.13375Palavras-chave:
Linguagem falada; Música; Processos comunicativos naturais; Musicalidade comunicativa; Parentalidade intuitiva.Resumo
Este texto, escrito sob a forma de um ensaio, apresenta uma reflexão teórica sobre as possíveis origens comuns da palavra e da música. Partindo de estudos recentes sobre os processos de comunicação nos reinos animal e vegetal, o texto passa por uma discussão sobre a evolução da comunicação entre os vertebrados, por alguns conceitos oriundos da Arqueologia Cognitiva, para chegar finalmente ao Homo sapiens. A seguir, é discutida a comunicação entre adultos e bebês, momento anterior à entrada a criança no mundo dos símbolos – o mundo da palavra – e são apresentados os conceitos de Parentalidade Intuitiva e Musicalidade Comunicativa. O texto se encerra com uma reflexão sobre o “musical” como um dos fundantes da vida humana.
Downloads
Referências
COCCIA, E. A vida das plantas – uma metafísica da mistura. Florianópolis: Editora Cultura e Barbárie, 2018.
DISSANAYAKE, E. Homo musicus: are humans predisposed to be musical? Annais do X Encontro de ciências cognitivas da música. Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música (SACCoM), 2011. Disponível em http://saccom.org.ar/v2016/sites/default/files/1.Dissanayake.pdf Acesso em: 8 de agosto de 2022.
DISSANAYAKE, E. Root, leaf, blossom, or bole: concerning the origin and adaptive function of music. In: MALLOCH, S.; TREVARTHEN, C. (Org). Communicative Musicality. New York: Oxford University Press, 2009. p. 17-30.
FONSECA, J. G. M.; PARIZZI, B. A música (muito) além da música. Pista: Periódico Interdisciplinar. Belo Horizonte, v.2, n.1, p. 38-46, fev./jun. 2020.
GIL, J. O Espaço interior. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
JANIK, V.M., SAYIGH, L.S., WELLS, R.S.: Signature whistle shape conveys identity information to bottlenose dolphins. PNAS, v.1 03, issue 21, p. 8293-8297, May 23, 2006. Disponível em https://doi.org/10.1073/pnas.0509918103. Acesso em: 10 de janeiro de 2022.
MALLOCH, S.; TREVARTHEN, C. The Human Nature of Music. Malloch, Stephen N. and C. Trevarthen. “The Human Nature of Music.” Frontiers in Psychology, v. 9, 2018. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30337892/. Acesso em: 22 de maio de 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01680
MALLOCH, S.; TREVARTHEN, C. Musicality: Communicating the vitality and interests in life. In: MALLOCH, S.; TREVARTHEN, C. (Org). Communicative Musicality. New York: Oxford University Press, 2009. p. 1-11.
MANCUSO, S. A planta do Mundo. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
MELGAÇO, R. G. Prefácio. In: BUSNEL, M. C.; MELGAÇO, R. G. (Org). O bebê e as palavras: uma visão transdisciplinar sobre o bebê. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2013. p.11-12.
MITHEN, S. The Music instinct: the evolutionary basis of musicality. The evolutionary basis of musicality. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1169, p. 3-12, 2009. doi: 10.1111/j.1749-6632.2009.04590. x. 2009.
OLIVEIRA J. C.; AMOROSO M.; LIMA A. G.M.; SHIRATORI K.; MARRAS, S.; EMPERAIRE, K. Vozes vegetais: diversidade, resistência e histórias da floresta. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
PAPOUSEK, M. Intuitive parenting: a hidden source of musical stimulation in infancy. In: DELIÉGE I.; SLOBODA J. (Ed.) Musical beginnings. New York: Oxford University Press, 1996, cap. 4, p. 88-112.
PARIZZI, M.B. O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo a partir do canto espontâneo. Tese de Doutorado. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
PARLATO-OLIVEIRA, E. Saberes do bebê. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2019.
RODRIGUEZ, M.R. Vocalizations. The Prairie dog Project. 2018. Disponível em https://www.prairiedoghoogland.com/vocalizations. Acesso em: 10 de janeiro de 2022.
SANTO AGOSTINHO. A doutrina cristã: manual de exegese e formação cristã. São Paulo: Editora Paulus, 2002.
SAVAGE, P. E., LOUI, P., TARR, B., SCHACHNER, A., GLOWACKI, L., MITHEN, S., FITCH, W. T. Music as a coevolved system for social bonding. Behavioral and Brain Sciences, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1017/S0140525X20000333. Acesso em: 20 de setembro de 2021.
SHIFRES, F. La ejecución parental: los componentes performativos de las interaciones tempranas. Anais do VI encontro da SACCOM: Universidade de la Plata, Argentina, 2007. p.13-17, 2007.
TREVARTHEN, C.; AITKEN, K.; GRATIER, M. O bebê nosso professor. São Paulo: Editora Instituto Langage, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.