Produção discursiva de indivíduo com esquizencefalia (Discursive production of individual with schizencephaly)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.13745Palavras-chave:
Esquizencefalia, Linguagem, Planejamento, Discurso narrativoResumo
A esquizencefalia é uma malformação cerebral que pode afetar o desenvolvimento humano em vários aspectos, dentre eles a linguagem. É bastante escassa na literatura a discussão sobre o impacto dessa anomalia no desenvolvimento e uso linguístico. Neste artigo apresentamos um estudo que objetiva analisar produções discursivas orais e escritas de um indivíduo com esquizencefalia de lábios abertos unilateral à esquerda, afetando os lobos frontal, parietal e temporal. A análise se baseia no modelo de planejamento discursivo de Van Dijk (2016, 2020) e em critérios, abrangendo os níveis micro e macroestruturais, bem como o nível pragmático do discurso narrativo. Os dados evidenciam que o indivíduo se expressa de modo sucinto, usando estruturas linguísticas simples e não mencionando todos os componentes da estrutura narrativa. Esse modo de comunicação pode ser devido à esquizancefalia que afeta sistemas de memória e funções executivas relacionadas com o planejamento do discurso.
Downloads
Referências
AMARAL, J G P d. et al. Esquizencefalia: Relato de onze casos. Arquivos de Neuro-psiquiatria. N. 59 (2A). 2001. p. 244-249.
BADDELEY, A. Memória de trabalho. In: BADDELEY, A.; ANDERSON, M. C.; EYSENCK, M. W. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 54-81.
CABRERA, M. J. P., CEVALLOS, E. R. G., DE OLIVEIRA, J. B., & SANMARTÍN, F. A. M. Diagnóstico pré-natal de esquizencefalia de lábio aberto: um relato de caso. Brazilian Journal of Health Review, 6(1), 2023, p. 3572–3584. Disponível em: <https://doi.org/10.34119/bjhrv6n1-278> Acesso em: 05 agosto 2023.
DIAMOND, A. The early development of executive functions. In: BIALYSTOK, Ellen; CRAIK, Fergus I. M. (eds.) Lifespan cognition: mechanisms of change. Oxford: Nova Iorque, 2006.
ERICSSON, K. A., & DELANEY, P. F. Long-term working memory as an alternative to capacity models of working memory in everyday skilled performance. In A. Miyake & P. Shah (Eds.), Models of working memory: Mechanisms of active maintenance and executive control. Cambridge University Press, 1999 (pp. 257–297).
FRANÇA, A I. Neurociência da Linguagem. In: MAIA, M (org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2015. p. 171-188.
GAZZANIGA, M S. Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Traduzido por Angelica Rosat Consiglio. [et al]. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 768. Tradução de: Cognitive Neuroscience: The biology of the mind.
GOLDBERG, E. O cérebro executivo: lobos frontais e a mente civilizada. Traduzido por Raul Fiker e Márcia Epstein Fiker. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2002. Tradução de: The executive brain: frontal lobes and the civilized mind.
GOODGLASS, H; EDITH, K; BARBARA, B. Boston Diagnostic Aphasia Examination – Third Edition. Baltimore, 2001.
KINTSCH, W.; Van DIJK, T.A. Toward a model of text comprehension and production. Psychological Review, v. 85, n. 5, p. 363-394, 1978.
LEVELT, W. J. M.; ROELOFS, A.; MEYER, A. S. A. A theory of lexical access in speech production. Behavioral and brain sciences, 22. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 1-75.
MACHADO, A B.M.; HAERTEL, L M. Neuroanatomia funcional. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2006.
MARAFON, T. F. A. C. Funções executivas e processamento linguístico em indivíduo com esquizencefalia. Dissertação (Mestrado em estudos linguísticos), programa de pós-graduação em letras e linguística, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. p. 179.
MARGOTTO, P. Principais malformações cerebrais. Brasília: Neurossonografia neonatal, 2010. p. 21.
MONTEIRO, F. F. de S.; FERREIRA, V. de A.; MORIGUTI, N. A. Esquizencefalia de lábio aberto unilateral e cisto porencefálico: relato de caso. Revista Científica da FMC. Edição Bilíngue. Vol. 15, nº 1, 2020, p. 31-35.
MOURÃO-JUNIOR, C A. Integração de Três Conceitos: Função Executiva, Memória de Trabalho e Aprendizado. Juiz de fora: Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2011.
ORTEGA RIVERA V., ARANGO BEDOYA LM., PINEDA JIMÉNEZ LM., SUÁREZ-ESCUDERO JC. Integridad cognitiva y motora-sensorial en un niño con esquizencefalia de labio abierto unilateral derecho: reporte de caso. Acta Neurológica Colombiana. v. 34 n.1. 2018, p. 59-63. Disponível em: <https://doi.org/10.22379/24224022180> Acesso em: 05 setembro 2023.
ORTIZ-PREUSS, E. Produção de fala bilíngue: o processo de seleção lexical. In: ORTIZ-PREUSS, E.; FINGER, I. (org) A dinâmica do processamento bilíngue. São Paulo: Pontes, 2018, p. 83-115.
PASCUAL-CASTROVIEJO, I.; PASCUAL-PASCUAL, S.I.; VELAZQUEZ-FRAGUA, R.; VIAÑO, J.; QUIÑNONES, D. Esquisencefalia. Estudio de 16 pacientes. Neurología. 2012; 27(8): 491-499.
REGE, S; PATIL, Harshad.Bilateral giant open-lip schizencephaly: A rare case report. Índia: J PediatrNeurosci, 2016. p. 9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4991154/#ref2.
RICCI, T. 1001 atividades: sequência lógica. Disponível em: <http://atividadesagora.blogspot.com/2017/02/sequencia-logica.html> Acesso em: 20 agosto 2023.
SAMARA, A B. O discurso narrativo na doença de Alzheimer e na doença fronto-temporal. 2005. 102 fls. Tese (Doutorado em ciências médicas), Faculdade de ciências médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SCHERER, L C. Como os hemisférios cerebrais processam o discurso: evidências de estudos comportamentais e de neuroimagem. In.: COSTA, J C; PEREIRA, V W (orgs.). Linguagem e cognição: relações interdisciplinares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
VAN DIJK, T A. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. 1ª ed. Tradutor Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2020.
VAN DIJK, T A. A. Discurso-cognição-sociedade: estado atual e perspectivas da abordagem sociocognitiva do discurso. Letrônica. V. 9, n. esp. (supl.), s8-s29. 2016.
VAN DIJK, T A. KINTSCH, W. Strategies of discourse comprehension. Nova York: Academic Press, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos da Língua(gem)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.