Crianças cometem lapsos da língua? Algumas evidências dos processos metafóricos e metonímicos desde as falas iniciais (Do children commit slips of the tongue? Some evidence regarding metaphoric and metonymic …)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3538Palavras-chave:
Aquisição da Linguagem, Interacionismo, Lapsos da línguaResumo
Esse trabalho visa investigar se crianças podem cometer lapsos da língua. A motivação para esse trabalho partiu da necessidade de questionar uma convenção teórica adotada em uma pesquisa anterior (Iliovitz, 2001) levando em consideração os dados de uma outra pesquisa (Oliveira, 2004). O referencial teórico envolve Freud (1977, 1987), Saussure (1989), Jakobson (1971) e os processos metafóricos e metonímicos sob o enfoque interacionista de De Lemos (1992). A conclusão é que crianças estão sujeitas aos processos metafóricos e metonímicos desde as falas iniciais e, portanto, também podem cometer lapsos.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição da linguagem. Interacionismo. Lapsos da língua.
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Referências
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