Crianças cometem lapsos da língua? Algumas evidências dos processos metafóricos e metonímicos desde as falas iniciais (Do children commit slips of the tongue? Some evidence regarding metaphoric and metonymic …)

Autores

  • Erica Reviglio Iliovitz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Brasil) http://orcid.org/0000-0002-6786-4685
  • Juliana Galindo de Oliveira Pontes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3538

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem, Interacionismo, Lapsos da língua

Resumo

Esse trabalho visa investigar se crianças podem cometer lapsos da língua. A motivação para esse trabalho partiu da necessidade de questionar uma convenção teórica adotada em uma pesquisa anterior (Iliovitz, 2001) levando em consideração os dados de uma outra pesquisa (Oliveira, 2004). O referencial teórico envolve Freud (1977, 1987), Saussure (1989), Jakobson (1971) e os processos metafóricos e metonímicos sob o enfoque interacionista de De Lemos (1992). A conclusão é que crianças estão sujeitas aos processos metafóricos e metonímicos desde as falas iniciais e, portanto, também podem cometer lapsos.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição da linguagem. Interacionismo. Lapsos da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Reviglio Iliovitz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Brasil)

Erica Reviglio Iliovitz é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Juliana Galindo de Oliveira Pontes, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/Brasil)

Juliana Galindo de Oliveira Pontes é Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG).

Referências

ANDRADE, V. L. V. Metáfora e metonímia nas teorias linguísticas de abordagem interacionista. Working Papers em Linguística. Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 35-47, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/19848420.2011v12n25 Acesso em: 16 mar. 2017.
BOOMER, D. S.; LAVER, J. D. M (1968) Slips of the Tongue. Reimpresso em FROMKIN,V. (Ed). Speech Errors as Linguistic Evidence. The Hague: Mouton, p. 120-131, 1973.
DE LEMOS, C.T.G. Los Procesos Metafóricos y Metonímicos como Mecanismos de Cámbio. Substratum, volume 1, n° 1, P. 121-135, 1992.
FIGUEIRA, R.A. O Erro como Dado de Eleição nos Estudos de Aquisição da Linguagem. In: PEREIRA DE CASTRO (org.). O Método e o Dado no Estudo da Linguagem. Campinas: Edunicamp, 1996. p. 55-86.
FREUD, S. A Interpretação das Afasias. Tradução de Antonio Pinto Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
FREUD, S. Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
FROMKIN, V. (1971) The Non-Anomalous Nature of Anomalous Utterances. Reimpresso em FROMKIN, V (Ed.) Speech Errors as Linguistic Evidence. The Hague: Mouton, 1973. p. 215-269.
HOTOPF, W.H.N. Semantic similarity as a factor in whole-word slip of the tongue. In: V.FROMKIN. (Ed) Errors in Linguistic Performance: Slips of the Tongue, Ear, Pen, and Hand. London: Academic Press, 1980. p. 97-109.
ILIOVITZ, E. R. Uma análise prosódica dos lapsos da língua. 124 fl.
Dissertação (Mestrado em Linguística). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
ILIOVITZ, E.R. Fronteiras linguísticas dos lapsos da língua. Revista Letras & Letras, no 23, volume 2, p. 81-110, jul./dez. 2007.
JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1971.
LIER-DE VITTO, M. F.; CARVALHO, G. M. O Interacionismo: uma teorização sobre a aquisição da linguagem. In: FINGER, I.; QUADROS, R. M. (Org.) Teorias de aquisição da linguagem. Florianópolis: Ed. UFSC, 2008. p. 115-145.
OLIVEIRA, J.G. Levantamento de questões sobre a estruturação das narrativas infantis e o papel desempenhado pelo outro. 222 fl. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
SAUSSURE, F. de. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1989.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

ILIOVITZ, E. R.; PONTES, J. G. de O. Crianças cometem lapsos da língua? Algumas evidências dos processos metafóricos e metonímicos desde as falas iniciais (Do children commit slips of the tongue? Some evidence regarding metaphoric and metonymic …). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 15, n. 2, p. 25-36, 2017. DOI: 10.22481/el.v15i2.3538. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3538. Acesso em: 3 dez. 2024.