Dilma e “radicais do PT”: uma análise discursiva (Dilma and“radicals of the PT”: a discursive analysis)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3546

Palavras-chave:

Discurso, Dilma Rousseff, Lula, Radicais do PT

Resumo

Neste artigo, discutimos a relação que se estabelece discursivamente entre a então pré-candidata às eleições presidenciais de 2010, Dilma Rousseff, e os chamados “radicais” do PT. A partir das análises de excertos de reportagens veiculadas na revista Veja, buscamos mostrar como se dá a relação de conflito no jogo discursivo que os legitima em posições discursivas distintas. Além disso, concomitantemente discutimos também a relação discursiva que se estabelece entre Dilma e Lula enquanto sujeitos políticos, na qual identificamos uma relação de proximidade entre eles no decorrer do referido período.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Dilma Rousseff. Lula. Radicais do PT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Chagas Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Leandro Chagas Barbosa é mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Participa do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (GPADis/Uesb/CNPq), onde desenvolve pesquisa em Análise de Discurso.

Maria da Conceição Fonseca-Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Maria da Conceição Fonseca-Silva é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou estágio de pós-doutoramento. É Pesquisadora nível 2 do CNPq. Atualmente é professora Titular/Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua como professora pesquisadora do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-Uesb) e Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMEMORIALS-Uesb). Atuou na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMEMORIALS-Uesb), desde a implantação do curso de mestrado em 2008 ate fevereiro de 2013, e como vice-coordenadora de 2014 a 2016. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Linguística desde 2017. É co-editora do periódico Estudos da Língua(gem). É líder do Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso; (GPADis/Uesb/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (GPEL/Uesb/CNPq). Tem experiência na área de disciplinar de Linguística e na área multidisciplinar de Memória, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos de sentido, efeito de verdade, efeitos de memória, efeitos de justiça, discurso político e discurso jurídico, corrupção política, sujeito mulher.

Adilson Ventura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Adilson Ventura é doutor e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. É professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB., onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística como docente do quadro permanente. Atua principalmente nas áreas de Semântica Argumentativa e Semântica do Acontecimento.

Referências

FONSECA-SILVA, M. da C. Poder-saber-ética nos discursos do cuidado de si e da sexualidade . Vit. da Conquista: ed. UESB, 2007.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução: Sírio Possenti. Curitiba, Criar Edições, 2005. Edição original: 1984.
ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6a edição. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi et al. Campinas: Ed. da UNICAMP, 3a edição, 2010. Edição original: 1975.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 6a edição. Campinas: Pontes, 2012. Edição Original: 1983a.
PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. Papel da memória. 3a edição. Campinas: Pontes, 2010. p. 49-57. Edição original: 1983b.
POSSENTI, S. Slogan, polifonia, memória. In: FONSECASILVA, M. da C.; POSSENTI, S. (Org.). Mídia e redes memória. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2007. p. 147-160.
SECCO, L. História do PT: 1978-2010. 3a edição. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

BARBOSA, L. C.; FONSECA-SILVA, M. da C.; VENTURA, A. Dilma e “radicais do PT”: uma análise discursiva (Dilma and“radicals of the PT”: a discursive analysis). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 15, n. 2, p. 99-117, 2017. DOI: 10.22481/el.v15i2.3546. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3546. Acesso em: 29 mar. 2024.