O gênero notícia em revistas online: a discursivização da(s) imagem(ns) de mulher (The news genre in online magazines: the discursivization of women’s image(s))
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4885Palavras-chave:
Gênero notícia. Círculo de Bakhtin. revistas femininas; imagens de mulher. Dialogismo.Resumo
Esta pesquisa busca entender a(s) imagem(ns) de mulher discursivizada(s) em notícias veiculadas em revistas online direcionadas ao público feminino. O referencial teórico-metodológico consiste nos escritos do Círculo de Bakhtin; em Teorias do Jornalismo e considerações sobre movimentos feministas. O universo de análise é composto por cinco revistas: Ana Maria, Claudia, Glamour, Marie Clairee Tpm. As revistas se orientam segundo as imagens de mulher socialmente construídas, que dizem respeito à dona de casa, casada e responsável pelos filhos. Baseadas nessas imagens, as notícias são construídas e, conjuntamente, ratificam essas imagens e reforçam a atuação da mulher na esfera privada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Estudos da Língua(gem)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.