Da rachadura no espelho aos processos de subjetivação do sujeito-mulher em (des)constituição em páginas feministas brasileiras na web (From the cracking in the mirror to the subjectivation procedures of the subject-woman in deconstitution on brazilian)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4888Palavras-chave:
Discurso. Hipergênero. Feminismo. Cenografia.Resumo
Com o objetivo de compreender como se dá a subjetivação do sujeito "mulher" e como o discurso feminista se manifesta na web, propõe-se demonstrar uma análise de uma postagem da página do Facebook "Empodere Duas Mulheres", que se diz feminista, e também dos comentários da mesma postagem. A pesquisa está ancorada na Análise do Discurso de orientação francesa de Michel Pêcheux, nas teorias sobre hipergênero e cenografia propostas por Dominique Maingueneau, e também nos conceitos de poder e modos de subjetivação de Michel Foucault.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Hipergênero. Feminismo. Cenografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.