Português Brasileiro como segunda língua: um estudo sobre o sujeito nulo (Brazilian Portuguese as a second language: a study about the null subject)

Autores

  • Gildete Rocha Xavier Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v10i2.5512

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem, Gramática gerativa, Aquisição da segunda língua, Sujeito nulo, Princípios e parâmetros

Resumo

Este estudo objetiva investigar como se dá a aquisição do sujeito nulo do português brasileiro (PB) como segunda língua (L2) por adultos estrangeiros, falantes nativos de inglês e italiano em situação de imersão total. A pesquisa desenvolve-se no âmbito da gramática gerativa, dentro do quadro da Teoria de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, 1986) e do Programa Minimalista (CHOMsKY, 1993, 1995, 2000). As questões da pesquisa estão relacionadas ao acesso à Gramàtica Universal (GU) por aprendizes de L2. Mais especificamente, procurou-se investigar se os sujeitos analisados têm acesso à GU e, em caso afirmativo, qual seria a forma desse acesso. Os resultados da análise dos dados confirmaram a) a hipótese de acesso direto à Gu, através do uso do valor default do parâmetro pro-drop = sujeitos nulos ou preenchidos + a forma verbal unipessoal, nas produções dos falantes de inglês e italiano em fase inicial de aquisição; e b)a hipótese do acesso indireto à Gu, via L1, nas produções dos sujeitos falantes de inglês e italiano em fase inicial de aquisição. Além disso, considerando que as línguas pro-drop não constituem um único tipo, levantou-se a hipótese de que, com base nos dados do input, os aprendizes vão apresentar o pro-drop do PB, a partir da (1999) aquisição da concordância dessa língua, o que se confirmou. A tese confirma a hipótese do "bilinguismo universal" de Roeper (1999) não apenas para o estágio inicial, mas para os estágios intermediário e final.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição de linguagem. Gramática gerativa. Aquisição da segunda língua. Sujeito nulo. Princípios e parâmetros.

ABSTRACT
The aim of this study is to investigate the acquisition of the null subject in Brasilian Portuguese (BP) as a second language (L2) by native adult speakers of English and Italian, in a situation of total immersion. The research was developed within the framework of the Principles and Parameters Theory (CHOMSKY, 1981, 1986) and the Minimalist Program (CHOMSKY, 1993, 1995, 2000). The research attempted to investigate whether the L2 leaners have access to Universal Grammar (UG) and what the form of that access would be. The results of the analysis confirmed a) the hypothesis of direct access to UG , throught the use of the pro-drop parameter's default value = null or over subjects + the one-person agreement verbal form, in the production of English and Italian Speakers in the initial phase of acquisition. Considering that pro-drop languages do not constitute a single type, it was hypothesized that, based upon data from the input the learners would present the pro-drop of BP, starting by the acquisitionof the agreement in that language, which was confirmed. The analysis confirms the "universal bilinguism" hypotesis (ROEPER, 1999), not only for inatial stage of aquisition, but also for the intermediate and final stages.
KEYWORDS: Language acquisition. Second language acquisition. Generative grammar. Null subject. Principles and parameters.

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Biografia do Autor

Gildete Rocha Xavier, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs/Brasil)

Gildete Rocha Xavier realizou o Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006), onde também realizou o mestrado em Linguística (1999), sob orientação da Profa. Dra. Mary Kato. Foi professora adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana. A sua experência na área de Linguística teve ênfase em Aquisição de Linguagem, principalmente nos seguintes temas: aquisição de segunda língua, sujeito nulo, teoria de princípios e parâmetros, gramática gerativa. Foi uma importante colaboradora da revista Estudos da Línguagem. Co-organizou o número temático Estudos em Aquisição de L1 e L2, v.7, n.2, dez. 2009. Faleceu em 2010, deixando-nos este importante trabalho, entre outros. A sua biblioteca foi doada, em 2011, pelos seus filhos, ao Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) – Uesb/CNPq), do qual ela foi membro até o ano de sua morte.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

XAVIER, G. R. Português Brasileiro como segunda língua: um estudo sobre o sujeito nulo (Brazilian Portuguese as a second language: a study about the null subject). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 237-340, 2012. DOI: 10.22481/el.v10i2.5512. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5512. Acesso em: 19 set. 2021.