Acesso à Gramática Universal (GU) por aprendizes de segunda língua (L2) (Access to Universal Grammar (UG) by second language learners (L2))

Autores

  • Gildete Rocha Xavier Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v5i2.1035

Palavras-chave:

Teoria gerativa, Gramática universal, Aquisição da linguagem, Segunda língua, Sujeito nulo

Resumo

O acesso à Gramática Universal (GU) por aprendizes de segunda língua (L2) tem sido um tema de grande relevância nos estudos Gerativistas nos últimos trinta anos (White, 1989; Eubank 1991; Epstein et al. 1996). Uma visão contrária é encontrada em Clahsen e Muysken (1996) que defendem a Hipótese do Acesso Nulo. Na presente pesquisa, defendemos o acesso à GU por adultos estrangeiros aprendizes do português brasileiro como L2, mas, ao contrário do que postulam Epstein et al (1996) com a Hipótese do Acesso Total, mostramos que o aprendiz de L2 pode ter acesso à GU também através da sua L1.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria gerativa. Gramática universal. Aquisição da linguagem. Segunda língua. Sujeito nulo.

ABSTRACT
Access to Universal Grammar (UG) by second language learners (L2) has been a topic of great relevance in the field of generative studies in the last thirty years (White, 1989; Eubank, 1991; Epstein et al, 1996). A different view can be found in Clashen & Muysken (1996) who defend the Null Access Hypothesis. In this study, we defend UG access by adults learning Brazilian Portuguese as a second language. But we don’t agree with Epstein et al, (1996) with the Full Access Hypotheses, on the contrary, we will show that second language learners can also have access to UG through their L1.
KEYWORDS: Generative theory. Universal grammar. Language acquisition. Second language. Null subject.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildete Rocha Xavier, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs/Brasil)

Gildete Rocha Xavier é doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, área de concentração Aquisição da Linguagem, e professora de Lingüística na Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. É autora de vários artigos publicados em periódicos nacionais da área de Lingüística. É membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Lingüísticos (CNPq/Uesb), do Grupo de Estudos em Psicolingüística e Aquisição da Linguagem - (CNPq/Uesb), e do grupo de pesquisa Aquisição do Português como segunda língua (L2) (CNPq-UEFS).

Referências

BLEY-VROMAN, R. What is the logical problem of foreign language learning? In: GASS, Suzan M.; SCHATER, Jacquelyn (eds). Linguistic Perspectives on Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 41-68.
CHOMSKY, N. Principles and Parameters in syntactic theory. In: HORNSTEIN, N.; LIGHFOOT, D., (eds). Explanations in Linguistics. New York: Longman, 1981. p. 32-75.
CHOMSKY, N. Some Concepts and Consequences of the Theory of Government and Binding. Cambridge: MIT Press, 1982.
CHOMSKY, N. Knowledge of Language: its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986.
CHOMSKY, N. Language and Problems of Knowledge: The Managua lectures. Cambridge: MIT Press, 1988.
CHOMSKY, N. The Minimalist Program. Cambridge: MIT Press, 1995.
CLAHSEN, H. Parameterized grammatical theory and language acquisition: A study of the acquisition of verb placement and inflection by children and adults. In: Flynn, S.; O’Neill, W. (eds.) Linguistic theory in second language acquisition. Drodrecht: Kluwer, 1988. p. 47-75.
CLAHSEN, H.; MUYSKEN, P. How adult second language learning differs form child first language development. Behavioral and Brain Sciences. v. 19, n.4, p. 721-723, 1996.
DUARTE, M. E. A perda do princípio “Evite Pronome” no português brasileiro. Tese (Doutorado em Lingüística) - Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Campinas, 2000.
EPSTEIN, S. D., FLYNN, S.; MARTOHARDJONO, G. Second language acquisition: Theoretical and Experimental Issues in Contemporary Research. Behavioral and Brain Sciences. v. 19, p. 677-758, 1996.
EUBANK, L (ed.). Point Counterpoint: Universal Grammar inthe second language (Language Acquisition and Language Disorders). Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins, 1991.
FLYNN, S. A Parameter setting model of L2 acquisition. Dordrecht: Reidel Publishing, 1987.
KATO, M. Raízes não finitas na criança e a construção do sujeito. Cadernos de Estudos Lingüísticos. n. 29, p. 119-136, 1995a.
KATO, M. Sintaxe e aquisição na Teoria de Princípios e parâmetros. Letras de Hoje. Porto Alegre. v. 30, n. 4, p. 57 73, 1995b.
KATO, M.; TARALLO, F. Sim: respondendo afirmativamente em português. In M. Sofia Z. de Paschoal & M. Antonieta A. Celani (Org.) Lingüística Aplicada: da aplicação da lingüística à lingüística transdisciplinar. São Paulo: Educ, 1992.
SCHACHTER, J. Testing a proposed universal. In: GASS, S., SCHACHTER, J. (eds.) Linguistic perspectives on second language acquisition. London: Cambridge, 1989.
SCHWARTZ, B.; SPROUSE, P. L2 cognitive states and Full Transfer/Full Access model. Second Language Research. v. 12, n. 1, p. 40-72, 1996.
VAINIKKA, A.; YOUNG-SCHOLTEN, M. Gradual development of L2 phrase structure. Second Language Research. v. 12, n. 1, p. 7-39, 1996.
WHITE, L. Is there a ‘logical problem’ of second language acquisition? TESL Canada Journal/Revue TESL du Canada, v. 2, n. 2, p. 29-41, 1985.

Downloads

Publicado

2007-12-30

Como Citar

XAVIER, G. R. Acesso à Gramática Universal (GU) por aprendizes de segunda língua (L2) (Access to Universal Grammar (UG) by second language learners (L2)). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 7-20, 2007. DOI: 10.22481/el.v5i2.1035. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1035. Acesso em: 25 abr. 2024.