ESTREITAR LAÇOS, SUAVIZAR DISTÂNCIAS E ENSINAR LÍNGUAS EM CONTEXTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10684Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de línguas; Ambiente virtual; Relato de experiências.Resumo
Neste artigo, pretendo partilhar as soluções que experimentei na minha prática como docente de nível superior, especialmente em relação à mudança de comportamento que se exigia e se impunha em torno do ensino das línguas e das literaturas, em decorrência, fundamentalmente, das distâncias impostas pela Pandemia de Covid-19. Proponho-me a discutir a questão do ensino das línguas na perspectiva on line, à luz de três aspectos - o ambiente virtual, a docência universitária, a avaliação no contexto acadêmico. Desafiada por termos pouco conhecidos, eu me fiz sujeito dos novos tempos: ‘voltei à escola’ para conhecer as salas de aula virtuais e tudo o mais do seu entorno – era isso ou permanecer em um mundo com quase nenhuma tecnologia aplicada às experiências de ensino-aprendizagem. Como resultado dessa experiência, eu vejo um longo caminho a ser percorrido, principalmente no que diz respeito às condições de parcela significativa de discentes sem qualquer acesso às ferramentas dos ambientes digitais, o que significa dizer que ‘os novos tempos’ tendem a ampliar o número de excluídos do processo em questão (cf. CAMACHO et al., 2020).
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em
tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.
CAMACHO, A. C. L. F.; FULY, P. dos S. C.; SANTOS, M. L. S. C. dos; MENEZES, H. F. de. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-12, 2020.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.
RIBEIRO, Ana Elisa. Do fosso às pontes: um ensaio sobre natividade digital, nativos Jr. e descoleções. Revista da ABRALIN, v. 18, nº 1, p. 1-24, 2019.
RIBEIRO, Henrique César Melo; CORRÊA, Rosany. Ensino Remoto na Educação Superior em tempos de distanciamento social: uma investigação nas instituições de ensino superior privadas de um grupo educacional do Brasil. Revista GUAL, Florianópolis, v.14, nº 3, p. 139-161, 2021.
SELBACH, Simone. Matemática e didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática ensino plural. 2. edição. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.