"AIMEZ-VOUS IONESCO?" E "THE TRAVELING COMPANION"
A DRAMATURGIA POP ART DE TENNESSEE WILLIAMS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10962Palavras-chave:
Dramaturgia, Teatro, Tennessee Williams, Pop ArtResumo
Este trabalho investiga a forma dramatúrgica inovadora de Tennessee Williams em suas late plays, em que usa o conceito da Pop Art para a construção narrativa das peças em um ato Aimez-vous Ionesco? e The Traveling Companion. Identifica os elementos do cotidiano e das culturas alta e baixa para compor forma e conteúdo, a tecitura das personagens e a estética camp. Revela-se um dramaturgo pouco conhecido no Brasil pelo uso destas poéticas e pela análise crítica da sociedade que a Pop Art confere aos textos. Com isso, há um evidente deslocamento da leitura hegemônica das obras do dramaturgo, tidas exclusivamente como de realismo psicológico e de autobiografia.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Paulo Bezerra (Trad.). São Paulo: 34, 2017.
DORFF, Linda. Disfigured Stages: the Late Plays of Tennessee Williams, 1958-1983. Tese (Doctor of Philosophy). Nova Iorque: University of New York, 1997. 401 p.
DORFF, Linda. Theatricalist Cartoons: Tennessee Williams´s Late, “Ostrageous” Plays. In: The Tennessee Williams Annual Review, No. 2, 1999. 21 p. Disponível em: <http://www.tennesseewilliamsstudies.org/journal/work.php?ID=19>. Acesso em: 15 nov. 2020.
GOMPERTZ, Will. Isso é arte? Maria Luiza X. de A. Borges (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 443 p.
KEITH, Thomas. Notes on the Text. In: WILLIAMS, Tennessee. Now the Cats with Jeweled Claws & Other One-Act Plays. Thomas Keith (Ed.). New York: New Directions, 2016. p. 189-197.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Maria Lúcia Pereira, Jacó Guinsburg et al. (Trad.). São Paulo: Perspectiva, 2015. 483 p.
POLAND, Albert; MAILMAN, Bruce. Introduction. In: POLAND, A.; MAILMAN, B. (Ed). The Off Off Broadway Book: The Plays, People, Theatre. New York: The Bobbs-Merrill Company, 1972. p. xi-xiv.
SADDIK, Annette J. Tennessee Williams and the Theatre of Excess: the Strange, the Crazed, the Queer. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. 180p.
SAGAN, Françoise. Aimez-vous, Brahms? Paris: Julliar, 2004. 124 p.
SONTAG, Susan. Notes on “Camp” (1961). In: EVERETT, Sally (Ed.). Art Theory and Criticism – An Anthology of Formalist, Avant-Garde, Contextualist and Post-Modernist Thought. Jefferson: McFarland, 1991. p. 96-109.
WALSH, Richard. Radical Theatre in the Sixties and Seventies. In: BASS Pamphlets in American Studies. No 24. Halifax: British Association for American, 1993. 43 p.
WILLIAMS, Tennessee. Now the Cats with Jeweled Claws & Other One-Act Plays. Thomas Keith (Ed.). New York: New Directions, 2016. 200 p.
WILLIAMS, Tennessee. O zoológico de vidro – De repente, no último verão – Doce pássaro da juventude. Grupo Tapa (Trad.). São Paulo: É Realizações, 2014. 368 p.
WILLIAMS, Tennessee. Tennessee Williams – New Selected Essays: Where I Live. John S. Bak (Ed.). New York: New Directions, 2009. 313 p.
WILLIAMS, Tennessee. The Fugitive Kind. Allean Hale (Ed.). New York: New Directions, 2001. 167 p
WILLIAMS, Tennessee. The Traveling Companion & Other One-Act Plays. Annette J. Saddik (Ed.). New York: New Directions, 2008. 316 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.