A BUSCA PELA TOTALIDADE PERDIDA

Autores

  • Luciana Brito Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Gabriela Dutra da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palavras-chave:

Alieksiêi Karamázov; Dostoiévski; Personagem moderna.

Resumo

Na nova configuração que se instaura com o mundo burguês, a epopeia desaparece para dar lugar a uma nova forma que apresenta condições de lidar com esse mundo que não mais compreende a totalidade e o sentido de comunidade da epopeia clássica – o romance. O gênero romanesco, habitado por uma personalidade que, além de errante, é solitária e tem como tarefa individual a busca pela verdade, torna-se, assim, o texto representativo da era moderna. Tal gênero, então, passa a ser a epopeia de um mundo abandonado por Deus, no qual um herói degradado sai em busca de uma totalidade perdida, como é o caso da personagem a ser estudada neste artigo, Alieksiêi Karamázov.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Brito, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Gabriela Dutra da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora do Núcleo Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Brito, L., & Silva, A. G. D. da. (2018). A BUSCA PELA TOTALIDADE PERDIDA. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2766

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados