CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR

A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL

Autores

  • Fernanda de Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Nádia Dolores Fernandes Biavati Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Vinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos (inter)culturais da/na sala de aula, levando em consideração duas vinhetas narrativas, que registram comportamentos sociais no dia a dia interacional de dois grupos (um brasileiro e um alemão) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que comportamentos de professores e alunos em sala de aula estão submetidos a modos culturais de dizer e agir no espaço (HAESBAERT, 2009; TUAN, 1983) da sala de aula. Assumindo uma perspectiva discursiva (MATENCIO, 2006; COELHO, 2011; MODL, 2015) e metodologicamente ancoradas em princípios da etnografía (ERICKSON, 1973, 1990; MCDERMONT; VARENNE, 2005), dedicamo-nos a demonstrar que interações diárias na sala de aula estão submetidas a convenções advindas de uma cultura escolar occidental e de culturas escolares locais.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUCMINAS. Professora adjunta B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL).

Nádia Dolores Fernandes Biavati, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Doutora em Linguística pela UFMG. Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), onde atua no Programa de Mestrado em Letras (Promel).

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Modl, F. de C., & Biavati, N. D. F. (2018). CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados