ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM?

Autores

  • Zelinda Almeida Caires Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Palavras-chave:

Ensino de línguas; Línguas estrangeiras; Língua internacional; Política linguística.

Resumo

À luz de revisões bibliográficas, este trabalho apresenta uma discussão acerca das escolhas do ensino de línguas nas escolas brasileiras. Para tanto, ao longo do percurso do trabalho, algumas reflexões são promovidas sobre questões no âmbito da política linguística. Inicialmente são apresentados conceitos de língua e política, bem como a relação entre ambas. Para fins de discussão, o texto apresenta questões que envolvem o ensino de línguas, principalmente as estrangeiras, e os problemas em torno das escolhas dessas línguas. No contexto desta discussão, apresentamos, ainda, algumas medidas que vêm sendo tomadas com o intuito de introduzir o ensino do esperanto nas escolas de ensino médio, com o Projeto de Lei nº 6.162, de 2009 do senador Cristovam Buarque, que altera a Lei nº 9.394, de1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zelinda Almeida Caires, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Professora Auxiliar na Universidade do Estado da Bahia - Campus VI. Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Educação com concentração em Estudos da Linguagem - Southern Illinois University at Carbondale. Pós-doutorado na Florida International University, com estudos na área de Linguística Aplicada. Professor Pleno de Língua Inglesa e de Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Caires, Z. A., & Lima, D. C. de. (2018). ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM?. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2784