(RE)PENSANDO A LEITURA DE TEXTOS VERBOS-VISUAIS NO ENSINO MÉDIO
UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PRINCÍPIOS DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2813Resumo
Neste artigo, discutimos acerca da produtividade de pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa em práticas de leitura/interpretação de textos verbo-visuais nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Interessa-nos, assim, analisar como dois professores de Português da referida etapa de escolarização (res)significam, em seus posicionamentos discursivos, possibilidades de didatização da leitura de textos verbo-visuais a partir das discussões teórico-metodológicas alicerçadas na Análise do Discurso Francesa a eles apresentadas em oficina pedagógica ministrada pela pesquisadora. Para isso, amparamo-nos em pressupostos teóricos da Análise do Discurso Francesa (PÊCHEUX, 1999; ORLANDI, 1998, 2003) para referenciar o tratamento do texto em sua discursividade e nos estudos acerca dos gêneros discursivos (SCHNEUWLLY, 2004; BAKHTIN, 1984) no contexto do ensino. As análises apontam para uma ressignificação das leituras dos sujeitos de pesquisa, e, consequentemente, para um redimensionamento do tratamento didático de textos verbo-visuais a partir de um momento formativo.
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