O DECADENTISMO EM JEAN LORRAIN

Autores

  • Deivis Jhones Garlet Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rosani Ketzer Umbach Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Este trabalho parte da assertiva de que a literatura relaciona-se reciprocamente com o contexto material de produção, ou seja, de que a obra literária incorpora elementos extraestéticos transubstanciados na configuração de outra realidade, a do plano ficcional. Desse modo, propomos uma reflexão crítica acerca de elementos da estética decadentista do final do século XIX, tomando por objeto uma narrativa curta de Jean Lorrain. O objetivo consiste em elucidar a presença desses elementos no interior do universo ficcional, explicando-lhes a forma em que se realizam e a função que desempenham. Em paralelo, entendemos necessária a compreensão da narrativa por meio de conceitos inerentes à teoria bakhtiniana, como os de meio ideológico, de reflexo e de refração do ato estético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivis Jhones Garlet, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Letras, Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Letras, Estudos Literários pela UFSM.

Rosani Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Neuere Deutsche Literatur, pela Freie Universität Berlin. Professora do Dep. de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Garlet, D. J., & Umbach, R. K. (2018). O DECADENTISMO EM JEAN LORRAIN. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2956