CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Reinaldo Ferreira Silva Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal perceber as concepções de cultura e da abordagem intercultural que os professores de língua inglesa da rede pública de ensino no município de Caetité-BA possuem, e de que forma eles acreditam que essas concepções podem contribuir para suas aulas de língua. Pretende-se, ainda, detectar se a língua inglesa tem sido ensinada como língua internacional, ou seja, se os aspectos culturais de algum país falante da língua-alvo têm sido privilegiados, ou obtidos uma ênfase excessiva. A metodologia adotada é de cunho qualitativo e interpretativo, utilizando-se de estudo de campo. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de um questionário não estruturado com questões abertas a serem respondidas pelos professores versando sobre as teorias modernas de ensino de língua estrangeira, e a prática intercultural nas aulas de inglês. Os resultados demonstraram que os professores têm ciência da importância de oferecer o ensino de inglês numa perspectiva intercultural. Contudo, esses mesmos professores afirmaram não conseguir colocar em prática, constantemente, um ensino de língua abordando questões culturais e, ao comentar as vezes que conseguem colocar em prática, deixaram transparecer uma valorização excessiva da cultura dos países falantes da língua-alvo, em especial, da cultura norte-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Ferreira Silva, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestrando em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Educação com concentração em Estudos da Linguagem pela Southern Illinois University at Carbondale (SIUC), com pós-doutorado na Florida International University (FIU), com estudos na área de Linguística Aplicada. Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Silva, R. F., & Lima, D. C. de. (2018). CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2972