COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS

Autores

  • Simone Rinaldi Universidade Estadual de Pelotas (Uel)

Resumo

Neste artigo descrevemos, brevemente, as principais teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil, um saber que entendemos imprescindível ao professor de espanhol para crianças e, porque não, para todos os professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Entre as diversas teorias comentadas, apresentamos a maturacionista, que toma como base os postulados de Hall  e Gesell; as vertentes da teoria comportamental de Pavlov, Watson, Thorndike e Skinner; as teorias psicodinâmicas de Freud e Erickson; as ditas psicogenéticas de Piaget e Vygotsky; e a teoria ecológica, de Bronfenbrenner. De conhecimento dessas linhas teóricas, os professores de línguas estrangeiras poderão adequar sua prática ao público infantil com o qual atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Rinaldi, Universidade Estadual de Pelotas (Uel)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora de Espanhol do Departamento de Letras Moderna da Universidade Estadual de Londrina (Uel).

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

Rinaldi, S. (2018). COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS. fólio - Revista De Letras, 6(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3018

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados