PARA AUMENTAR A TEMPERATURA DA LÍNGUA: SOBRE QUESTÕES DE ESTILÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA, DE MIKHAIL BAKHTIN

Autores

  • Luiz Guilherme Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

O leitor brasileiro acaba de tomar contato com o professor Bakhtin: algumas folhas manuscritas, em duas versões guardadas cada uma em um caderno, um deles intitulado “Questões de estilística nas aulas de língua russa no ensino médio”, são os originais de um pequeno ensaio de Mikhail Bakhtin, inédito em português, publicado no final de 2013 no volume Questões de estilística nas aulas de língua. Esta resenha visa apresentar criticamente a publicação, refletindo sobre o lugar que o autor ocupa no campo da linguística, o sentido de sua crítica ao Formalismo, e tudo isso relacionado à escolha da estilística como estratégia pedagógica no ensino da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Teoria Literária no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura (UFRJ). Professor de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Pedro II.

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

Barbosa, L. G. (2018). PARA AUMENTAR A TEMPERATURA DA LÍNGUA: SOBRE QUESTÕES DE ESTILÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA, DE MIKHAIL BAKHTIN. fólio - Revista De Letras, 6(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3024