ENTRE O LANÇAR, APANHAR E CRUZAR DE GRITOS: A COMPREENSÃO RESPONSIVA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta pesquisa debruça-se em uma análise discursiva do capítulo Intervalo do livro didático do Ensino Médio e objetiva analisar a compreensão responsiva no desenrolar das atividades e o letramento literário nas proposições de leitura do texto literário. A base teórica refere-se à Bakhtin (1981, 1997), Faraco (2009), Paulino e Cosson (2009). A análise teve como corpus o livro didático “Português; linguagens”, aprovado no PNLEM 2012 e como metodologia aplicada tomou como base a ordem metodológica proposta por Bakhtin/Volochinov (1981). Evidencia-se a inserção dialógica da comunidade pedagógica, para que com isso o LD possa promover não apenas a transmissão de conteúdos, mas também um parâmetro enunciador. Entre enunciados compõe-se a comunidade de vozes, portanto entre as vozes do projeto editorial, dos professores, da coordenação e do aluno é que será tecida a trama de ensino capaz de levá-los a, juntos, se apropriar da literatura, para, enfim experienciar o mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença