DISCURSO E IMAGEM: UMA ANÁLISE DE PIETÀ WITH COURTNEY LOVE, DE LACHAPELLE E DE PIETÀ, DE BELLINI

Autores

  • Aline Torres Sousa Carvalho Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Leonardo Coelho Corrêa-Rosado Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Shirley Maria de Jesus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG)

Resumo

Neste trabalho, pretendemos analisar, a partir da Análise do Discurso, mais especificamente da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2008), os aspectos discursivos de duas imagens, a pintura Pietà, de Giovanni Bellini, e a fotografia Pietá with Coutney Love, de David Lachapelle. Esta análise abordará alguns aspectos fundamentais na compreensão do discurso imagético, segundo os referenciais por nós utilizados e as questões levantadas por Charaudeau (no prelo) para o estudo da imagem sob o viés da AD: a situação de comunicação; os sujeitos da linguagem presentes nesta situação; os gêneros de discurso aos quais tais imagens pertencem; os efeitos de real, de ficção e de gênero; os dados técnicos das imagens e a intericonicidade presente entre elas. Á guisa de um referencial teórico que contemple uma análise discursiva da imagem em seus diversos aspectos, também utilizaremos como referencial os estudos de Aumont (2011), de Mendes (2010), de Baudrillard (1991), de Guimarães (2003) e a teoria crítica do pós-modernismo. Para proceder este trabalho, definiremos tais aspectos a partir da observação dos mesmos nas imagens, as quais serão, primeiramente, analisadas isoladamente e, em um segundo momento, relacionadas entre si.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Torres Sousa Carvalho, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Doutoranda em Estudos Linguísticos/Linguística do Texto e do Discurso na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João Del-Rei.

 

Leonardo Coelho Corrêa-Rosado, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutorando em Estudos Linguísticos/Linguística do Texto e do Discurso na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras/Estudos Discursivos pela Universidade Federal de Viçosa.

 

Shirley Maria de Jesus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG)

Doutoranda em Estudos Linguísticos/Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG. Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pelad Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

 
 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Carvalho, A. T. S., Corrêa-Rosado, L. C., & Jesus, S. M. de. (2018). DISCURSO E IMAGEM: UMA ANÁLISE DE PIETÀ WITH COURTNEY LOVE, DE LACHAPELLE E DE PIETÀ, DE BELLINI. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3353

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados