O PROCESSO INTERATIVO NO FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE

Autores

  • Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do Fórum de Discussão on-line como espaço de interação. A caracterização do Fórum de Discussão on-line como um gênero do discurso é construída á luz de Bakhtin. O fenômeno social da interação verbal nos traz uma compreensão de que a linguagem é dialógica no momento em que os enunciados são sempre dirigidos a alguém e que a compreensão destes enunciados faz surgir uma atividade responsiva ativa, fazendo com que o leitor se torne escritor numa relação de troca e de significações constantes. Em contextos de uso em ambientes virtuais de aprendizagem, o fórum de discussão se desenvolve sempre a partir de conteúdos temáticos que são sinalizados ora pelos tutores, ora pelos próprios alunos a depender de suas necessidades e interesses. As análises apresentadas no texto são construídas no espaço do Fórum de discussão de uma disciplina do Curso de Graduação Letras Llibras, polo UFBA. Os resultados indicam que a relação dialógica entre tutores e alunos marca a produção de sentidos dentro do fórum.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UfbaA). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Soares, C. V. C. de O. (2018). O PROCESSO INTERATIVO NO FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE. fólio - Revista De Letras, 4(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3391

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados