DENSIDADE DISCURSIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UM ENUNCIADO EM GÊNERO DO DISCURSO

Autores

  • Layane Dias Cavalcante Viana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O estudo aborda o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) como um gênero do discurso complexo, um objeto histórico- cultural tramado pela intercalação de outros gêneros. Apropria-se do referencial da Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), sobretudo do conceito de gênero do discurso (BAKHTIN, 2003). Situa as perspectivas de estudo do LDP no âmbito da Línguística Aplicada, inscrevendo-o como um rico objeto de investigação nesse campo. Selecionamos para análise o livro didático Português: Linguagens de Cereja e Magalhães (2003), indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM, 2005). Perseguindo o principal objetivo da pesquisa: conformar o LDP como um gênero do discurso complexo e plurilinguístico, elaboramos, com base no método sociológico (BAKHTIN, VOLOCHINOV, 1997), já que o mesmo nos oferece um percurso de investigação, uma metodologia de análise para a sua compreensão discursiva. Foram evidenciadas duas categorias para a investigação: a intercalação de gêneros na composição do livro e o seu acabamento discursivo. Ilustramos o processo de intercalação de gêneros por meio de propagandas que compõem a obra. Quanto à segunda categoria, exemplificamo-na mediante o formato volume único do livro. Constatamos, por meio de movimentos discursivo-dialógicos, a presença de uma construção discursiva para o LDP assentando a sua compreensão como um enunciado em gênero do discurso complexo.

 

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Biografia do Autor

Layane Dias Cavalcante Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

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Publicado

2018-04-05

Como Citar

Viana, L. D. C., & Souza, E. M. de F. (2018). DENSIDADE DISCURSIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UM ENUNCIADO EM GÊNERO DO DISCURSO. fólio - Revista De Letras, 4(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3456

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