O SILÊNCIO NA SALA DE AULA
PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO E IDENTIDADES DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3513Palavras-chave:
Identidade discente; Participação; Sala de aula; Silenciamento; Silêncio.Resumo
Este trabalho tem como objetivo mapear e entender, através de uma pesquisa-ação, significados do e para o silêncio na sala de aula, bem como suas inter-relações com a participação e questões relacionadas à (re)construção identitária dos discentes. Além de resenhar a noção de silêncio na perspectiva da Análise do Discurso Francesa (ADF), compreendendo-a como uma discursividade do cotidiano interacional da sala de aula, buscando o aperfeiçoamento da prática pedagógica a partir das noções de que o silêncio é o princípio de toda enunciação e de silenciamento como processo de censura para identificar a ideia de participação em sala de aula. Os resultados obtidos via instrumento questionário apontam para os fazeres, dizeres e silenciares na interação didática dando uma maior compreensão daquilo que parece orientar os comportamentos dos sujeitos alunos.
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