LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: INDAGAÇÕES SOBRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Valméria Ferreira Brito Vilela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar princípios do ensino de língua portuguesa apresentados por documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Guia de Livros Didáticos-2011, documentos que são referenciais para a avaliação dos livros didáticos de língua portuguesa. Discute-se sobre as formas como as vozes oficiais, representadas pelos documentos citados anteriormente, legitimam e institucionalizam currículos e abordagens de ensino na disciplina língua portuguesa. Discute-se também, sobre os conceitos de livro didático e o seu papel no ensino de português. A revisão de literatura demonstra que o LD, ao contrário de sua posição dos anos 80, é concebido atualmente, como um material capaz de contribuir para um ensino significativo. Os dados analisados descrevem as propostas pedagógicas dos livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro didático -2011.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valméria Ferreira Brito Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e educação/CNPQ/Uesb.

 

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e educação/CNPQ/UESB. É professora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Vilela, V. F. B., & Souza, E. M. de F. (2018). LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: INDAGAÇÕES SOBRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR. fólio - Revista De Letras, 3(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3575