LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NEGRA: (DES)SILENCIAMENTOS E RESSIGNIFICAÇÕES

Autores

  • Ana Rita Santiago da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Resumo

Não é difícil encontrar na literatura brasileira obras em que construções discursivas e narrativas do feminino aparecem figuradas pelo poder masculino. Nelas prevalecem, por exemplo, preconizações de personagens negras femininas subjugadas, não só ao patriarcalismo, como também a representações envolvidas por traços de inferioridades, virilidade acentuada e de valoração negativa de suas diversidades étnico-culturais. Ao se acrescentar a essa realidade a invisibilidade da escritura de mulheres negras, no cenário da tradição literária, poderemos mais facilmente entender a literatura, que se quer diferenciadora, inovadora e transgressora, por elas produzida. Destarte, este texto fará uma leitura interpretativa de práticas de (des) silenciamentos da autoria literária e de vozes literárias de escritoras negras, que, como formações discursivas, desfilam longe de estigmas e de apagamentos e próximas de marcas de alteridades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rita Santiago da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Silva, A. R. S. da. (2018). LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NEGRA: (DES)SILENCIAMENTOS E RESSIGNIFICAÇÕES. fólio - Revista De Letras, 2(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3622

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados