O BLOG E A PRODUÇÃO TEXTUAL DA INFORMAÇÃO NA INTERNET: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO BLOGUEIRO NA/PELA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO JORNAL ESTADÃO

Autores

  • Gislaine Gracia Magnabosco Universidade Estadual de Marigá (Uem)

Resumo

Tendo como base os pressupostos teóricos de Hall (2006) e Bauman (2005) sobre a identidade, de Foucault (2008; 2009) sobre discurso e toda ordem que rege sua formação, bem como sobre a leitura de imagens (MANGUEL, 2001), (TASSO, 2003, 2005) entre outros; esse presente trabalho buscou realizar um gesto de leitura sobre a campanha publicitária do jornal Estadão visando verificar se, por meio das imagens ali apresentadas, é possível identificar algum discurso e, consequentemente, alguma representação do sujeito “blogueiro” (de sua identidade). Um possível efeito de sentido obtido pelo gesto realizado foi que o Jornal, qualificado como um sujeito legitimado, confecciona uma campanha se posicionando frente à expansão do blog como veículo de informação, questionando não só a qualidade das produções ali publicadas como também construindo a imagem de um sujeito “blogueiro” despreparado e desqualificado para a função que se propõe realizar na Web.

 

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Biografia do Autor

Gislaine Gracia Magnabosco, Universidade Estadual de Marigá (Uem)

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (Uem)

 

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Publicado

2018-04-13

Como Citar

Magnabosco, G. G. (2018). O BLOG E A PRODUÇÃO TEXTUAL DA INFORMAÇÃO NA INTERNET: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO SUJEITO BLOGUEIRO NA/PELA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO JORNAL ESTADÃO. fólio - Revista De Letras, 2(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3630

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados