PRÁTICAS DE LEITURA

O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4201

Palavras-chave:

Ensino médio público. Prática de leitura. Texto literário

Resumo

Ler para entender o mundo, tendo a leitura como instrumento de acesso a ele e o ambiente escolar, como um dos espaços para desenvolver o gosto pela leitura, são elementos chaves no desenvolvimento de práticas de leitura literária entre os jovens do Ensino Médio. O texto literário ainda é considerado pelos alunos da Educação Básica, como um todo, uma árdua tarefa, o que torna um dos principais complicadores para as práticas de leitura que fomentem a formação de leitores. Pretendemos, por meio desta pesquisa qualitativa, apresentar alguns caminhos para professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas adquirirem o hábito e o prazer de praticar leituras literárias dentro e fora da esfera escolar. Percebemos que, apesar das indicações sugeridas nesse artigo, o gosto pelos textos literários é uma constante que se faz desde sempre, muito antes, inclusive, do período de escolarização, portanto, competindo a todos - sociedade em geral – fomentar espaços, políticas e formação para que práticas de leituras literárias façam parte do cotidiano de todos.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB). Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014).  Pesquisador dos Grupos CNPq GECAL/UnB, FORPROLL/UFVJM e GIEL/UFLA, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF).

 

Renato de Oliveira Dering, Universidade Federal de Goiás (UFG); Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás)

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Educação/Ensino no Uni-ANHANGUERA (Centro Universitário de Goiás) e no Colégio Anglo de Campinas (Goiânia - Goiás). É líder/pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e pesquisador no grupo CNPq "INTERARTES: PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE". Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de Língua Portuguesa e Letramentos.

 

Robson Coelho Tinoco, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Titular do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Literatura Brasileira pela UnB. Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Usp). Pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP).

 

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Silva, E. D. da, Dering, R. de O., & Tinoco, R. C. (2019). PRÁTICAS DE LEITURA: O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJE. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4201

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados