OFICINA DE REESCRITA E CRÍTICA LITERÁRIA EM ATO NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5013

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Ensino universitário, Intertextualidade, Oficina de criação

Resumo

Tradução para o português do artigo “Atelier de réécriture et critique littéraire en acte à l'université”, de Violaine Houdart-Merot, publicado originalmente no Journal français de psychiatrie, v. 31, n. 4, 2007. Neste trabalho, a autora faz um balanço de suas experiências enquanto ministrante de uma oficina de “Escrita de invenção e reescrita” para os alunos de graduação da Université de Cergy-Pontoise, com foco no estudo da intertextualidade. Além da apresentação dos objetivos e do funcionamento da oficina, a autora propõe uma reflexão sobre os pressupostos teórico-metodológicos que a embasaram e sobre as potencialidades dessa modalidade de ensino de literatura via atividades de criação literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Violaine Houdart-Merot, Université de Cergy-Pontoise

Professora emérita de Literatura Francesa na Université de Cergy-Pontoise.

Diego Grando, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)

Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS), bolsista de pós-doutorado (PNPD/Capes). Doutor em Letras (Estudos de Literatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Houdart-Merot, V., & Grando, D. (2019). OFICINA DE REESCRITA E CRÍTICA LITERÁRIA EM ATO NA UNIVERSIDADE. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5013