v. 14 n. 1 (2022): O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA ON LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CONTEXTO REMOTO

					Visualizar v. 14 n. 1 (2022): O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA ON LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CONTEXTO REMOTO

Organizadores do dossiê temático: Lucas Santos Campos e Alessandra Cruz de Oliveira (Estudos Linguísticos e Aplicados)

Publicado: 2022-08-26

EXPEDIENTE

  • EXPEDIENTE

    Márcio Roberto Soares Dias
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.11269

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

  • LACUNAS DE UMA HISTÓRIA MANCHADA: O DIÁLOGO DE “A MANCHA” COM O LEITOR

    Juracy Assmann Saraiva, Márcia Rohr Welter, Rochele Moura Prass
  • O MITO DE PROMETEU NA POESIA DE MURILO MENDES

    Luciano Cavalcanti
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10609
  • "AIMEZ-VOUS IONESCO?" E "THE TRAVELING COMPANION" A DRAMATURGIA POP ART DE TENNESSEE WILLIAMS

    Luis Marcio Arnaut de Toledo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10962
  • ESTRANHAMENTO (UNHOMELINESS) E A TRISTEZA

    Olga Kempinska
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.11119

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

  • APRESENTAÇÃO O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA ON LINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO CONTEXTO REMOTO

    Lucas Santos Campos, Alessandra Cruz de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.11279
  • ENSINO DE ESPANHOL PARA ESTUDANTES BRASILEIROS DE FORMA REMOTA E O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS COMUNICATIVAS

    Aline Silva Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10714
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA DIÁLOGO SOBRE PRÁTICAS

    Cátia Veneziano Pitombeira, Ana Karina de Oliveira Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10729
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA ENCAMINHAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

    Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva, Maria de Fátima Silva Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10717
  • O DIÁRIO DE LEITURAS COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Geam Karlo-Gomes, Renata Ferreira Rios
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10460
  • ESTREITAR LAÇOS, SUAVIZAR DISTÂNCIAS E ENSINAR LÍNGUAS EM CONTEXTO REMOTO

    Grace dos Anjos Freire Bandeira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10684
  • COGNITIVE PSYCHOLOGY IN ONLINE ENGLISH CLASSES USING INTERACTIVE VIDEOS FOR RETRIEVAL PRACTICE

    Melissa Bettoni, Fernando Rossetto Gallego Campos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10156
  • WHATSAPP E METODOLOGIA DO ENSINO DE INGLÊS NA PANDEMIA

    Rodrigo Camargo Aragão, Luan Guanaes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10710
  • DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES SOBRE O ENSINO/APRENDIZADO DA LÍNGUA COM O EMPREGO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Susana Menezes Araujo, Ormezinda Maria Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10718

ENSAIOS

NASCENTES

  • PUTASEMIOSE UMA BREVE ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DE "E SE EU FOSSE PURA", DE AMARA MOIRA

    Ádrian Henrique Ferreira Barboza, Marcus Antônio Assis Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10880
  • UMA ANÁLISE SOBRE O FILME "A HORA DA ESTRELA", DE SUZANA AMARAL E OBRA HOMÔNIMA DE CLARICE LISPECTOR

    Alexandra Araujo Monteiro, Lucélia Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10255
  • GÊNERO CARTA ABERTA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SISTEMA MARISTA DE EDUCAÇÃO

    Ana Regner, Francieli Matzenbacher Pinton
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10978
  • FEMINILIDADES EM CORPOS LIDOS COMO MASCULINOS E FEMININOS PENSANDO O CORPO A PARTIR DOS GESTOS

    Bruno Pacheco, Alana Clecya, Ricardo Oliveira de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10748
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS LEIS NO PENSAMENTO SAUSSURIANO

    Camila Figueiredo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10438
  • CULTURA E INTERCULTURALIDADE NUMA PERSPECTIVA MATERIALISTA CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

    Cecilia Souza Santos Sobrinha, Eduardo Lopes Piris
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10436
  • A ELABORAÇÃO DO TRAUMA E A LUTA CONTRA O ESQUECIMENTO EM "AINDA ESTOU AQUI", DE MARCELO RUBENS PAIVA

    Daniel Conte, Demétrio Alves Paz, Mithiele da Silva Scarton
  • LITERATURA, CRÍTICA E PSICANÁLISE UMA LEITURA DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CLARICE LISPECTOR

    Deivity Kássio Correia Cabral, Maria das Graças Fonseca Andrade
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10989
  • OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UM CENÁRIO PANDÊMICO

    Daniela Aparecida Araujo Alves Malaguti, Adriane Martins Couto Rodrigues, Diógenes Cândido de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10659
  • PRÁTICAS DIALÓGICAS E HUMANIZADORAS NO ENSINO REMOTO UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO TEXTUAL

    Edmila Silva de Oliveira, Rogério Gusmão, Denise Aparecida Brito Barreto
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10716
  • A CONSTRUÇÃO DA REFERÊNCIA EM TEXTOS DO GÊNERO PROPAGANDA

    Evando Luiz e Silva Soares Rocha
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10782
  • TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA COMO RECURSO PARA COMPREENSÃO LEITORA A METÁFORA E O PARADOXO EM REPORTAGEM JORNALÍSTICA

    Giovana Reis Lunardi, Fábio Lopes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10866
  • INTERAÇÕES EM REDES DIGITAIS NA PERSPECTIVA DA CONECTAKAT REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS DE LIBRAS COM OUVINTES

    Josiane dos Santos Maquieira, Lílian de Sousa Sena, Eliane Schlemmer
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10738
  • A UTOPIA DO CONSUMO EM "O PARAÍSO DAS DAMAS", DE ÉMILE ZOLA

    Kassandra Naely Rodrigues dos Santos, Milena Hoffmann Kunrath
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10840
  • "CARTAS A UMA NEGRA" QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DO OLHAR SOBRE "QUARTO DE DESPEJO"

    Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira, Lucélia Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10924
  • GOOGLE MEET UM ESPAÇO POTENTE PARA UMA ATITUDE MEDIADORA

    Letícia de Leon Carriconde, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10820
  • O ROMANCE CONTEMPORÂNEO PELO VIÉS DO EFEITO ESTÉTICO UMA LEITURA DE "A ARTE DE PRODUZIR EFEITO SEM CAUSA", DE LOURENÇO MUTARELLI

    Marcos Antônio Fernandes dos Santos, Emanoel César Pires de Assis
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10502
  • DAS ÁGUAS DO OCEANO AOS ACALENTOS DA AVÓ A REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA EM "MARÉIA", DE MIRIAM ALVES

    Marla Bispo Santos, Paulo Roberto
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10931
  • DISCURSIVIDADES SOBRE A “NOVA” PREVIDÊNCIA EM/NA REDE ENTRE A ESTABILIZAÇÃO DOS JÁ DITOS E A EQUIVOCIDADE DE SENTIDOS

    Paula Souza Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10256
  • ANÁLISE SEMIÓTICA DO TEXTO-ESCULTURA "CAVALEIRO GUAICURU"

    Renan Ramires de Azevedo, Maria Luceli Faria Batistote
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.11002
  • O GÊNERO “DEBATE NÃO MEDIADO” E A POLARIZAÇÃO POLÍTICA UMA ANÁLISE BAKHTINIANA

    Tainá Almeida, Thiago da Silva Martins
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.9980
  • O TRATAMENTO LEXICOGRÁFICO DA HOMONÍMIA EM DICIONÁRIOS PEDAGÓGICOS DE LÍNGUA INGLESA

    Vanessa Hagemeyer Burgo, Raquel de Oliveira, Rogério Vicente Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10843
  • SOBRE RESISTÊNCIA E OPRESSÃO PERSPECTIVAS DIALÓGICAS ENTRE "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO" E "BACURAU"

    Vívian de Nazareth Santos Carvalho, Ivânia dos Santos Neves, Marília Fernanda Pereira Leite
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10298
  • COMO NASCEM AS HISTÓRIAS O EXCEDENTE DE VISÃO E A NARRATIVA COMO ATIVIDADE ESTÉTICA

    Wesley Pinto Hoffmann, Marlete Diedrich
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10725
  • LÉXICO E LETRAMENTO O ENRIQUECIMENTO VOCABULAR DOS ESTUDANTES A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS DISCURSIVA E TEXTUAL

    Willas Silva Santos, Cícero da Silva, Ana Cláudia Castiglioni
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10655