Chamada para publicação - vol.13, n.2, 2025
TEORIAS FONOLÓGICAS NA PRÁTICA:
ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA E ENSINO DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS
Vera Pacheco (UESB); Marian Oliveira (UESB); André Pedro da Silva (UFBA) Leônidas Silva Jr. (UEPB); Natália Cristine Prado (UNIR); Vanessa Gonzaga Nunes (UFS)
A alfabetização, o aprendizado de leitura, escrita e de línguas materna e estrangeiras constituem processos cognitivos complexos que envolvem a articulação de vários níveis da língua(gem). Nesse sentido, buscando formas de compreensão desses processos, bem como formas de otimizá-los, propomos lançar nosso olhar para o papel do componente sonoro.
Tendo como foco a relação do componente sonoro com a alfabetização, o aprendizado de leitura, escrita e de línguas materna e estrangeiras, temos por objetivo agregar resultados de pesquisas que tratem dessas temáticas desenvolvidas a partir do uso de alguma teoria fonológica quer segmental ou suprassegmental.
Nosso intuito é demonstrar a aplicabilidade das teorias fonológicas em questões de ensino, evidenciando a estreita relação entre teoria e prática; universidade e sala de aula.
Assim, almejamos trazer contribuições teórico-práticas para os alfabetizadores, professores de língua portuguesa e línguas estrangeiras.
Prazo de submissão: até 30 de setembro de 2025
Estimativa de publicação: dezembro de 2025
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