Sobre a Revista

A Língu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística (ISSN 2317-2320) dedica-se à publicação de artigos, resenhas e, eventualmente, entrevistas. Tem como escopo a publicação de artigos inéditos provenientes de estudos que, de alguma forma, estejam na interface entre Gramática e Linguística, preferencialmente aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa como língua materna. A periodicidade é semestral, com processo de submissão em fluxo contínuo, aceitando submissões nos idiomas português, espanhol e inglês.

Notícias

Chamada para publicação - Vol. 12, n 1, 2024

2024-01-17

Convidamos pesquisadores a submeterem artigos e resenha para o próximo número da Língu@ Nostr@, cuja temática será Ensino e aprendizado inicial da leitura e da escrita: metodologias e tecnologias.

Ementa: Com base na premissa de que a leitura e a escrita proficiente é condição para a inserção social dos indivíduos e com base nos preocupantes indicadores de qualidade do ensino no Brasil, sobretudo os do âmbito do SAEB, convidamos a comunidade acadêmica a submeterem resultados de estudos concluídos ou em andamento que se relacionem com a temática. Aceitam-se textos que versem sobre ensino, suas concepções, suas metodologias, estas cada vez mais povoadas pelas potencialidades e limitações das tecnologias.

Também serão publicados artigos e resenhas que tratem de temáticas que estejam no escopo da revista.

Submissão até 30 de Abril de 2024.

Publicação: Junho de 2024.

Organizadores:
Prof. Dr. Ronei Guaresi - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.
Profa. Valquíra Claudete Machado Borba - Universidade do Estado da Bahia, Brasil.
Saiba mais sobre Chamada para publicação - Vol. 12, n 1, 2024

Edição Atual

v. 10 n. 2 (2022): Aprendizado da Leitura e da Escrita
					Visualizar v. 10 n. 2 (2022): Aprendizado da Leitura e da Escrita
A presente chamada abrange estudos na perspectiva psicolinguística que envolvam a leitura: aprendizado, processamento e resultado (compreensão). Nesse ínterim, também são aceitos estudos que, para maior esclarecimento da leitura e da escrita, envolvam estudos teóricos e/ou aplicados evidenciando o uso de novas metodologias e/ou novas tecnologias.
Publicado: 2022-12-19

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO DO VOLUME 10

    Editores
    1
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-18

Artigos - Dossiê

  • Consciência fonológica na Educação Infantil: diálogos com estudos que respaldam a importância da estimulação para o processo futuro de alfabetização

    Neiva Terezinha da Rosa, Silvana Cóta, Dalva Maria Alves Godoy
    2-24
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-19
  • A leitura na Educação Infantil: a proposta da Base Nacional Comum Curricular

    Darliana Sidicléa França, Carlos Renê Ayres
    25-49
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-20
  • A scoping review of inferential reading comprehension research in the present decade

    Tatiana Koerich Rondon, Patricia de Andrade Neves
    50-73
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-21
  • As estratégias de leitura compartilhada: potencialização da aprendizagem

    Darliana Sidicléa França, Joice Josiane da Silva Machado, Sabrine Amaral Martins Townsend, Rosângela Gabriel
    74-97
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-22
  • O uso do gênero multimodal meme em livro didático: uma análise para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

    Clemilda Damião Freitas, Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque
    98-123
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-23
  • Índices de leiturabilidade e os textos didáticos: uma questão a ser discutida

    Michell Moutinho, Gessiane Picanço
    124-147
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-24
  • Fluência em leitura oral como avaliação diagnóstica de leitura de estudantes do 6º ano

    Gislane Evangelista dos Santos, Alessandra Pereira Gomes Machado
    148-163
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-25
  • Leitura e novas tecnologias digitais na voz do professor da escola básica

    Sandro Luis Silva, Raimundo Nonato de Oliveira
    164-182
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-26
  • A coesão na leitura de textos de curiosidade científica: um estudo com alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental

    Danielle Baretta, Vera Wannmacher Pereira, Caroline Bernardes Borges, Dhaiele Santana Schmidt
    183-210
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-27
  • Os gêneros do discurso e a leitura em meio digital: o texto e o leitor em movimento

    Letícia Pacheco
    211-233
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-28
  • Leitura e produção de textos multimodais: análise descritiva de uma prática durante o ensino remoto emergencial na UFS

    Vanesca Carvalho Leal, Talita Santos Menezes, Isabel Cristina Michelan de Azevedo
    234-257
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-29
  • Leitura de jornal: impresso e digital

    Claudia Cristina Sanzovo
    258-275
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-30
Ver Todas as Edições