Sobre a Revista

A Língu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística (ISSN 2317-2320) dedica-se à publicação de artigos, resenhas e, eventualmente, entrevistas. Tem como escopo a publicação de artigos inéditos provenientes de estudos que, de alguma forma, estejam na interface entre Gramática e Linguística, preferencialmente aplicados ao Ensino da Língua Portuguesa como língua materna. A periodicidade é semestral, com processo de submissão em fluxo contínuo, aceitando submissões nos idiomas português, espanhol e inglês.

Notícias

Chamada para publicação - vol.13, n.2, 2025

2025-02-12

TEORIAS FONOLÓGICAS NA PRÁTICA: 

ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA E ENSINO DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS

Vera Pacheco (UESB); Marian Oliveira (UESB); André Pedro da Silva (UFBA) Leônidas Silva Jr. (UEPB); Natália Cristine Prado (UNIR); Vanessa Gonzaga Nunes (UFS)

 

A alfabetização, o aprendizado de leitura, escrita e de línguas materna e estrangeiras constituem processos cognitivos complexos que envolvem a articulação de vários níveis da língua(gem). Nesse sentido, buscando formas de compreensão desses processos, bem como formas de otimizá-los, propomos lançar nosso olhar para o papel do componente sonoro. 

Tendo como foco a relação do componente sonoro com a alfabetização, o aprendizado de leitura, escrita e de línguas materna e estrangeiras, temos por objetivo agregar resultados de pesquisas que tratem dessas temáticas desenvolvidas a partir do uso de alguma teoria fonológica quer segmental ou suprassegmental. 

Nosso intuito é demonstrar a aplicabilidade das teorias fonológicas em questões de ensino, evidenciando a estreita relação entre teoria e prática; universidade e sala de aula. 

Assim, almejamos trazer contribuições teórico-práticas para os alfabetizadores, professores de língua portuguesa e línguas estrangeiras.

 

Prazo de submissão: até 30 de setembro de 2025

Estimativa de publicação: dezembro de 2025

Saiba mais sobre Chamada para publicação - vol.13, n.2, 2025

Edição Atual

v. 12 n. 2 (2024): Alfabetização e políticas públicas
					Visualizar v. 12 n. 2 (2024): Alfabetização e políticas públicas

Organizadoras:

Ana Paula Rigatti-Scherer (UFRGS)
Clarice Staub Lehnen (UFRGS)
Gabriela Castro Menezes de Freitas (Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre)
Marília Marques Lopes (UFRGS)
Silvia Manique Barbosa
Vera Wannmacher Pereira
Publicado: 2024-12-27

Apresentação

  • Apresentação

    Maria Regina Maluf
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15741

Artigos - Dossiê

  • Aprendendo a ler - ciências cognitivas em sala de aula

    Marília Marques Lopes
    3-11
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15742
  • Explorando novas fronteiras na alfabetização: como potenciar a aprendizagem da leitura em ambientes virtuais de aprendizagem

    Carla Cristina Fernandes Monteiro, Fernanda Leopoldina Parente Viana
    12-42
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15744
  • Poemas e Consciência Linguística: contribuições para a alfabetização

    Clarice Staub Lehnen
    43-54
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15745
  • Oralidade e alfabetização

    Clarice Staub Lehnen, Gabriela C.M. de Freitas
    55-65
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15746
  • Avaliação da consciência fonológica e fonoarticulatória: instrumentos CONFIAS e CONFIART

    Rosangela Marostega Santos, Gabriela Castro Menezes de Freitas
    66-76
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15747
  • Memória de trabalho, competência leitora e dificuldades de leitura

    José Ferrari Neto, Roberta Melo de Carvalho, Arineyde Maria D’Almeida Alves de Oliveira
    77-89
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15748
  • O potencial da modelação e reescrita para aprender a escrever

    Luís Filipe Barbeiro
    90-113
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15749
  • Recursos didáticos pedagógicos: uma proposta de mediação da aprendizagem

    Sandra dos Santos Andrade, Mirhiã Detanico Chaves
    114-128
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15750
  • “Pra mim é conquista”: o impacto da alfabetização sob o olhar das crianças

    Kári Lúcia Forneck, Grasiela Kieling Bublitz, Natália Taís Scherer, Iandra Vanessa Sell, Letícia Fell
    129-147
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15751
  • Ler e compreender o texto literário: ensino, mediação sensível e letramento literário

    Marília Forgearini Nunes
    148-165
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15752
  • Mercado das palavras: múltiplas semioses, múltiplos aprendizados

    Jaimeson Machado Garcia, Sabrine Amaral Martins, Kadine Saraiva de Carvalho, Vanessa Weber Sebastiany, Rosângela Gabriel
    166-187
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15753
  • Poemas na escola: lendo, pensando e aprendendo...

    Vera Wannmacher Pereira
    188-201
    DOI: https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15754
Ver Todas as Edições