Edição 2024.1 - Dossiê “Relações étnico-raciais e ensino de ciências”

2024-02-15
Este dossiê tem por objetivo discutir questões atuais acerca das relações étnico-raciais no ensino de ciências naturais, exatas e experimentais, considerando diferentes contextos, prismas e perspectivas de pesquisa. São esperados artigos que tematizem questões relacionadas ao estudo das relações étnico-raciais no ensino de ciências; a educação científica antirracista; os currículos de formação de professores e a educação científica antirracista; práticas docentes no cotidiano da sala de aula, materiais curriculares e relações raciais.

Para a seção de dossiê da Revista Odeere, somente autores(as) e co-autores(as) com titulação de doutor(a) poderão submeter artigos. Não serão aceitos trabalhos que tenham autores(as) ou co-autores(as) com titulação de mestre ou graduação.

O foco deste dossiê são pesquisas que abordem práticas pedagógicas e formação docente no trato das relações étnico-raciais e sua articulação com o ensino de ciências. Temos como objetivos: 1) Discutir questões atuais pertencentes ao campo das relações étnico-raciais no ensino de ciências; 2) Apontar possibilidades metodológicas de pesquisas que articulem as relações étnico-raciais no ensino de ciências; 3) Reunir um conjunto de pesquisas sobre formação docente, práticas pedagógicas, currículo e o trato pedagógico das relações étnico-raciais no ensino de ciências.

Organizadores(a):

Prof. Dr. Benedito Gonçalves Eugenio (UESB)

Profa. Dra. Christiana Andréa Vianna Prudêncio (UESC)

Prof. Dr. Ivanderson Pereira da Silva (UFAL)

Prazo de submissão: 22 de março de 2024.

Previsão de publicação para abril de 2024.